Filip Calixto   |   22/09/2025 13:23

Aviação brasileira acumula 12 meses de alta no transporte de passageiros

Setor doméstico cresceu 8,5% e o internacional 12,9% em agosto


Divulgação/Inframérica
Mercado doméstico também tem o melhor movimento para agosto desde o início da série histórica, com 8,7 milhões de pessoas transportadas no mês
Mercado doméstico também tem o melhor movimento para agosto desde o início da série histórica, com 8,7 milhões de pessoas transportadas no mês

O transporte aéreo de passageiros no Brasil registrou 12 meses consecutivos de crescimento no mercado doméstico. Em agosto de 2025, foram transportados 8,7 milhões de viajantes em voos nacionais, número mais alto para o mês desde o início da série histórica da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

No mesmo período, o segmento internacional também alcançou o melhor resultado para agosto, com 2,4 milhões de passageiros. Considerando os dois mercados, o total chegou a 11,2 milhões de pessoas nos aeroportos do País.

Em comparação a agosto de 2024, o fluxo doméstico apresentou aumento de 8,5%, enquanto o internacional avançou 12,9%. Os dados integram o relatório de demanda e oferta da Anac, que acompanha o setor desde 2000.

Divulgação/Anac

A demanda, medida em passageiros-quilômetro pagos (RPK), e a oferta, medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASK), também cresceram. No mercado doméstico, a demanda subiu 11% e a oferta, 6,5%. No internacional, os índices ficaram em 13,3% e 11,7%, respectivamente.

O transporte de cargas, por sua vez, registrou retração. Foram movimentadas 38 mil toneladas em voos domésticos, queda de 10,1% em relação a agosto do ano passado, e 73,7 mil toneladas em voos internacionais, recuo de 3,3% no mesmo período.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7234 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes