Karina Cedeño   |   09/09/2025 16:21
Atualizada em 09/09/2025 17:06

Brasil concentra mais de 185 pares de aeroportos conectados, mas segue abaixo de 2019

País soma 17,6 mi de assentos neste ano, mas ainda não superou o número de aeroportos conectados de 2019


Divulgação/Aena Brasil
Pesquisa mostra que são mais de 185 pares de aeroportos conectados por meio do Brasil em 2025
Pesquisa mostra que são mais de 185 pares de aeroportos conectados por meio do Brasil em 2025

O Brasil é considerado o maior mercado aéreo internacional da América do Sul, com 17,6 milhões de assentos programados apenas para este ano. Os dados são de um recente estudo realizado pela OAG sobre a conectividade aérea na região.

A pesquisa mostra que são mais de 185 pares de aeroportos conectados por meio do Brasil em 2025, contra cerca de 200 em 2019. Ou seja, o mercado brasileiro ainda não se recuperou totalmente.

Em comparação, a conectividade internacional da Colômbia melhorou, com 15 novos destinos desde 2019, incluindo Bogotá–Manaus e Cartagena–Lima.

Divulgação/OAG
Número de pares de aeroportos nas operações
Número de pares de aeroportos nas operações

Como a capacidade aérea mudou em nível regional?

Embora a capacidade total de/para a América do Sul tenha dobrado desde 2000, sua participação proporcional caiu de 36,6% para 32,2%, enquanto a participação da Europa Ocidental subiu para 17%, ultrapassando a América do Norte como maior mercado fora da América do Sul.

LEIA TAMBÉM: Só 10 Estados recuperaram a malha aérea de 2015; veja os destinos com mais voos domésticos

Esse crescimento com a Europa Ocidental, embora sustentado por um mercado brasileiro forte, foi bastante impulsionado por 1,8 milhão de assentos de/para a Colômbia, um aumento de mais de 1 milhão desde 2015.

Divulgação/OAG
Capacidade internacional por chegadas
Capacidade internacional por chegadas

Como a Colômbia contribui para a conectividade latino-americana?

O crescimento da capacidade aérea internacional na Colômbia tem sido notável na última década: o mercado dobrou em dez anos e aumentou sete vezes desde o início do século. Essas taxas significativas de crescimento moveram o país do 5º para o 2º lugar entre os mercados sul-americanos, atrás apenas do Brasil.

  • Atualmente, 14 companhias aéreas internacionais operam mais de 100 mil assentos por ano na Colômbia;
  • Grande parte do crescimento foi impulsionada pela Avianca, que hoje detém 53% do mercado internacional, com capacidade seis vezes maior desde o início do século;
  • Surpreendentemente, as low-costs respondem por apenas 8% da capacidade internacional na Colômbia, contra 23% no Brasil.

Como a conectividade internacional se desenvolveu na América Latina?

Divulgação/OAG
Número de pares de aeroportos de/para a América Latina entre 1996 e 2025
Número de pares de aeroportos de/para a América Latina entre 1996 e 2025

Focando apenas nas conexões internacionais na América Latina, o que vai além apenas da América do Sul, os números abaixo dão uma visão geral da conectividade aérea da região.

  • Agora são quase 550 rotas de e para a região, contra 390 em 1996, um aumento de 41%;
  • O total de 2025 continua ligeiramente abaixo do pico de 572 pares de aeroportos em 2019. A constante renovação da malha aérea sempre foi uma característica do mercado latino-americano;
  • A capacidade atual de 66,5 milhões é 18% superior aos 56,2 milhões de 2019, já que a capacidade média por rota aumentou para 122 mil assentos, contra 83,4 mil em 2019.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.