Brasil concentra mais de 185 pares de aeroportos conectados, mas segue abaixo de 2019
País soma 17,6 mi de assentos neste ano, mas ainda não superou o número de aeroportos conectados de 2019

O Brasil é considerado o maior mercado aéreo internacional da América do Sul, com 17,6 milhões de assentos programados apenas para este ano. Os dados são de um recente estudo realizado pela OAG sobre a conectividade aérea na região.
A pesquisa mostra que são mais de 185 pares de aeroportos conectados por meio do Brasil em 2025, contra cerca de 200 em 2019. Ou seja, o mercado brasileiro ainda não se recuperou totalmente.
Em comparação, a conectividade internacional da Colômbia melhorou, com 15 novos destinos desde 2019, incluindo Bogotá–Manaus e Cartagena–Lima.

Como a capacidade aérea mudou em nível regional?
Embora a capacidade total de/para a América do Sul tenha dobrado desde 2000, sua participação proporcional caiu de 36,6% para 32,2%, enquanto a participação da Europa Ocidental subiu para 17%, ultrapassando a América do Norte como maior mercado fora da América do Sul.
Esse crescimento com a Europa Ocidental, embora sustentado por um mercado brasileiro forte, foi bastante impulsionado por 1,8 milhão de assentos de/para a Colômbia, um aumento de mais de 1 milhão desde 2015.

Como a Colômbia contribui para a conectividade latino-americana?
O crescimento da capacidade aérea internacional na Colômbia tem sido notável na última década: o mercado dobrou em dez anos e aumentou sete vezes desde o início do século. Essas taxas significativas de crescimento moveram o país do 5º para o 2º lugar entre os mercados sul-americanos, atrás apenas do Brasil.
- Atualmente, 14 companhias aéreas internacionais operam mais de 100 mil assentos por ano na Colômbia;
- Grande parte do crescimento foi impulsionada pela Avianca, que hoje detém 53% do mercado internacional, com capacidade seis vezes maior desde o início do século;
- Surpreendentemente, as low-costs respondem por apenas 8% da capacidade internacional na Colômbia, contra 23% no Brasil.
Como a conectividade internacional se desenvolveu na América Latina?

Focando apenas nas conexões internacionais na América Latina, o que vai além apenas da América do Sul, os números abaixo dão uma visão geral da conectividade aérea da região.
- Agora são quase 550 rotas de e para a região, contra 390 em 1996, um aumento de 41%;
- O total de 2025 continua ligeiramente abaixo do pico de 572 pares de aeroportos em 2019. A constante renovação da malha aérea sempre foi uma característica do mercado latino-americano;
- A capacidade atual de 66,5 milhões é 18% superior aos 56,2 milhões de 2019, já que a capacidade média por rota aumentou para 122 mil assentos, contra 83,4 mil em 2019.