Marcel Buono   |   11/06/2019 13:57

EmbraerX revela conceito de veículo voador para cidades

Chamada de eVTOL, a aeronave é movida à eletricidade e, de acordo com a fabricante, tem a capacidade de voar na horizontal, mas decolar e pousar na vertical

A EmbraerX revelou um novo conceito de veículo voador elétrico durante a Uber Elevate Summit 2019, realizada em Washington, nos Estados Unidos. Chamada de eVTOL, a aeronave é movida à eletricidade e, de acordo com a fabricante, tem a capacidade de voar na horizontal, mas decolar e pousar na vertical.

“Como uma aceleradora de mercado comprometida com o desenvolvimento de soluções que transformam experiências da vida, unimos a visão do desenvolvimento centrado no ser humano com os nossos 50 anos de expertise em negócios e engenharia de uma forma única. Esses são os fatores por trás dos avanços técnicos e das inovações que estamos trazendo para esse novo conceito de eVTOL”, explicou o presidente e CEO da EmbraerX, Antonio Campello.

Divulgação/EmbraerX
Idealização do eVTOL sobre a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos
Idealização do eVTOL sobre a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos
Segundo a empresa, o novo conceito é resultado de uma série de testes e simulações que consideram a otimização operacional para o ambiente urbano, priorizando alta confiabilidade, baixos custos de operação e poucos ruídos, além de um funcionamento totalmente elétrico e progressivamente autônomo.

“A equipe da Embraer se concentrou na experiência do cliente, utilizando redundâncias de sistemas para alcançar os mais altos níveis de segurança, ao mesmo tempo em que o sistema propulsor de oito rotores gera sustentação ao longo de toda sua extensão e emite baixo ruído. Nossa equipe está ansiosa em continuar colaborando com a Embraer para desenvolver um veículo aéreo de compartilhamento silencioso, sustentável e seguro”, disse o diretor de Engenharia de Aviação da Uber, Mark Moore.



O evento em que o modelo foi apresentado reuniu uma comunidade global de fabricantes, investidores e representantes governamentais com o objetivo de tornar realidade a visão sobre a mobilidade aérea urbana compartilhada.

O eVTOL é apenas um dos projetos da EmbraerX, subsidiária da Embraer (agora Boeing Brasil) focada em esforços colaborativos para ativar e acelerar o ecossistema da mobilidade nas grandes cidades. Recentemente, a empresa também propôs um projeto de tráfego aéreo urbano que visa ser mais prático, simples e robusto, permitindo que mais aeronaves operem em ambientes urbanos.

Veja as imagens do veículo voador conceito da EmbraerX:

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias