Juliana Monaco   |   27/07/2020 15:48

Aeroportos terão sistema de embarque por reconhecimento facial

A expectativa é de que a tecnologia comece a ser utilizada nos aeroportos no início de 2022.


Divulgação/ Accor Hotels
A ideia é que o passageiro faça o processo de embarque sem pegar nenhum documento
A ideia é que o passageiro faça o processo de embarque sem pegar nenhum documento
Idealizado pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) em parceria com o Serpro, o programa de identificação dos passageiros por meio do reconhecimento facial deve começar a ser implementado nos aeroportos em breve. De acordo com a Agência Estado, o projeto piloto será testado no aeroporto de Florianópolis a partir de setembro. Se o teste mostrar bons resultados, a expectativa é de que a tecnologia comece a ser usada em mais aeroportos até o início de 2022.

Hoje, as verificações nos aeroportos são feitas em duas etapas: uma para entrar na área de segurança, em que o passageiro valida seu cartão de embarque e passa pelas máquinas de raio-x; e outra no momento do embarque, no qual o atendente verifica o bilhete e o documento de identidade. Com a nova tecnologia, os dois processos serão feitos por máquinas de biometria facial, sem a necessidade de checagem de documentos. O sistema do aeroporto vai cruzar o reconhecimento biométrico da máquina com a selfie feita pelo cliente no momento do check-in, que poderá ser realizado através do celular.

A verificação de identidade por reconhecimento facial será viabilizada por um programa desenvolvido pelo Serpro, que utiliza bases de dados de órgãos federais. No futuro, a ideia é ter acesso também aos registros de documentos emitidos pelos Estados.

Tópicos relacionados