Latam lança tecnologia para limpeza de aeronaves com luz ultravioleta

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As aeronaves da Latam Airline Brasil agora contam com um novo processo de limpeza de aeronaves. Desenvolvido em casa, a empresa colocou em operação o “in company”, um robô autônomo para a limpeza das aeronaves com luz ultravioleta (UV) - método que, combinado com os demais procedimentos de higienização, elimina os vírus e bactérias.

Divulgação
Tecnologia Latam foi desenvolvida pela própria companhia
Tecnologia Latam foi desenvolvida pela própria companhia
A tecnologia começou a ser desenvolvida em junho, após a conclusão de estudos internacionais sobre a aplicação de luz ultravioleta tipo C (UV-C) na higienização de ambientes. Com a expertise dos engenheiros da própria companhia, começou a construir uma solução customizável para a sua realidade, com custo menor e o mesmo nível de eficácia dos equipamentos disponíveis no mercado.

Para o processo de criação do novo equipamento, a companhia contou com o suporte e parceria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que auxiliou na comprovação da eficácia do equipamento. Além da efetividade, a empresa buscou uma tecnologia que operasse de forma autônoma para proteger os funcionários da exposição à luz UV-C durante a sua operação.

“Este projeto revela a capacidade de inovação de todo o Grupo Latam e o quanto nos desafiamos para avançarmos em todos os nossos processos. Trata-se de mais uma medida de segurança que adicionamos à jornada de viagem do nosso cliente, que, desde o check-in no aeroporto de origem até o desembarque no destino, tem a certeza de que foi atendido por uma companhia que cumpre os protocolos de higiene mais rígidos para assegurar uma viagem com cuidado e segurança”, afirma o vice-presidente de Clientes do Grupo Latam, Paulo Miranda.

COMO FUNCIONA?
O robô irá atuar nas aeronaves de forma totalmente autônoma, permanecendo a bordo entre 17 e 35 minutos (dependendo do tamanho da aeronave), para que as superfícies sejam expostas à luz ultravioleta tipo C. O procedimento será realizado inicialmente durante o pernoite das aeronaves no aeroporto de São Paulo/Guarulhos. Para os próximos meses, a expectativa é de que o equipamento seja utilizado em outras localidades.

Todos os demais processos de higienização interna das aeronaves serão mantidos normalmente, incluindo a limpeza manual dos pontos de contato frequentes do passageiro (maçanetas, vasos sanitários, apoios de braços, cintos, telas, interruptores de luz e chamada, bolsões dos assentos, janelas e bandejas) em todas as fases do voo, e sanitização proativa de toda a cabine com o uso de desinfetante de quaternário de amônio, álcool 70% e outros materiais indicados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e órgãos internacionais.
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