Juliana Monaco   |   28/05/2021 14:48

Embarque 100% digital é testado no Aeroporto Internacional de BH

A tecnologia do Governo Federal dispensa o uso de bilhete aéreo e documento de identificação


Divulgação
A solução utiliza o reconhecimento facial para a identificação dos passageiros
A solução utiliza o reconhecimento facial para a identificação dos passageiros
Nesta sexta-feira (28), os passageiros do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG) experimentaram o Embarque + Seguro 100% Digital, com o uso de reconhecimento facial. O projeto do Ministério da Infraestrutura (MInfra) desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, tem o objetivo de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos. A solução biométrica dispensa o uso de bilhete aéreo e documento de identificação do cidadão.

O Embarque + Seguro vem passando por testes desde o ano passado, já tendo sido avaliado em diferentes fases nos aeroportos de Florianópolis, Salvador e Santos Dumont (RJ). Após a aprovação do projeto-piloto, o Governo Federal avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos do País.

A iniciativa faz parte do Programa de Transformação Digital do Governo Federal e é coordenada pela Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação (SGETI), da Secretaria Executiva no MInfra. "Caminhamos para um embarque biométrico totalmente seguro em todos os aeroportos do País, eliminando por completo a necessidade de se apresentar qualquer tipo de documentação", afirma o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

O presidente do Serpro, Gileno Barreto, destaca que a tecnologia Embarque + Seguro é capaz de checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro. "A solução combina validação biométrica e análise de dados, garantindo uma conferência precisa e segura da identidade do cidadão, que, assim, pode viajar com mais conforto e tranquilidade. A solução tem por premissa a segurança no tratamento e a proteção dos dados pessoais dos passageiros contra uso indevido ou não autorizado. É a transformação digital do Brasil melhorando a vida dos brasileiros", ressalta.

COMO FUNCIONA

A solução começou a ser testada em Belo Horizonte por passageiros voluntários da Azul. No momento do check-in no aeroporto, o passageiro recebe uma mensagem no celular solicitando autorização para o registro de uma foto. Com o consentimento, o atendente da companhia aérea realiza a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

A partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave passando pelos pontos de controle biométricos, que fazem a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de apresentar documento e cartão de embarque.

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