CGH e SDU iniciam teste de ponte aérea com reconhecimento facial

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Divulgação/Gustavo Rampini
Os testes da ponte aérea Rio-São Paulo começaram ser realizados  hoje (15)
Os testes da ponte aérea Rio-São Paulo começaram ser realizados hoje (15)
Os passageiros que voam hoje (15) na ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro, de Congonhas para o Santos Dumont, ou vice-versa, podem experimentar a fase de testes do projeto Embarque + Seguro 100% Digital. A iniciativa, que tem o governo Federal e IDEMIA como viabilizadores, transforma todo o processo de embarque em uma vivência 100% digital, que usa a biometria facial da chegada no aeroporto à entrada no avião.

Entre hoje e amanhã, ao longo de todo o dia, o projeto funciona em fase de testes e mesmo assim torna a ponte aérea a primeira ano mundo com o recurso utilizado de ponta a ponta no processo de embarque. Os testes são realizados em voos operados pela Azul Linhas Aéreas.

Divulgação/Gustavo Rampini
Há dois terminais de reconhecimento: um na entrada da sala de embarques e outro no portão
Há dois terminais de reconhecimento: um na entrada da sala de embarques e outro no portão
PASSO A PASSO DO EMBARQUE

Dentro do processo realizado pelo projeto Embarque + Seguro 100% Digital os acessos à sala de embarque e ao avião podem ser realizados sem a apresentação de nenhum documento e nem sequer contato com colaboradores da companhia ou do aeroporto.

Veja o passo a passo do embarque biométrico:

- O passageiro pode fazer seu check-in diretamente no aplicativo do projeto, que está disponível tanto para aparelhos iOS como para Android;

- Pela ferramenta, o viajante preenche dados pessoais como CPF, informações do voo e depois disso tira uma foto (selfie) que será confrontada com a base de dados da Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados, do governo Federal;

- Com a confirmação de dados e reconhecimento facial, o aplicativo manda uma confirmação ao viajante e a informação para as bases de dados do aeroporto e da companhia aérea;

- Ao chegar no aeroporto, o passageiro tem dois pontos de reconhecimento. O primeiro já na barreira entre saguão e sala de embarque e o segundo no portão de embarque.

- Nesses dois momentos, terminais com câmeras identificam o viajante e liberam a entrada sem que seja necessária a apresentação de nenhum documento ou do cartão de embarque.

De acordo com o diretor de Public Security & Identity da IDEMIA no Brasil, Márcio Lambert, “o uso do reconhecimento facial é uma tendência global e o projeto Embarque + Seguro, realizado em parceria com o Minfra (Ministério da Infraestrutura) e o Serpro, mostra que o Brasil está no caminho certo para a digitalização dos aeroportos”.

O executivo lembra ainda que essa mesma tecnologia de reconhecimento facial é utilizada nos aeroportos mais modernos de todo o mundo, a exemplo do Changi, em Singapura. “Ela oferece alto nível de segurança para os passageiros, companhias aéreas e operadores dos aeroportos, já que o algoritmo utilizado é de alta acurácia, atingindo altíssimo índice de autenticidade na identificação de indivíduos”, completa.
Divulgação
Márcio Lambert, diretor de Public Security & Identity da IDEMIA no Brasil
Márcio Lambert, diretor de Public Security & Identity da IDEMIA no Brasil

CONTEXTO E IMPLEMENTAÇÃO
Segundo aponta Lambert, a idealização do projeto nasceu de uma demanda do governo federal, que buscava uma solução digital para o setor de aviação. A pandemia e suas restrições também ajudaram nesse sentido.

“Esse foi o pano de fundo para a aplicação que, para todos os efeitos, traz maior segurança e agilidade para o processo como um todo”, acrescenta.

Com a parceria estabelecida, o projeto foi aos poucos sendo implementado. De acordo com o gestor, houve uma primeira onda de testes, no início do ano, feitos pontualmente em aeroportos como Salvador, Florianópolis e Belo Horizonte. Com a utilização aprovada, a ideia passou para uma segunda etapa, com um embarque 100% digital feito no Rio de Janeiro.

Divulgação/Gustavo Rampini
Os terminais reconhecem o rosto do passageiro e permitem a entrada
Os terminais reconhecem o rosto do passageiro e permitem a entrada
O terceiro momento de testes se dá agora com a utilização numa ponte aérea movimentada.

Ainda não há projeção de datas para que esse processo avance da fase de testes para a efetivação mas, segundo informa Lambert, a tecnologia já está instalada e apta a ser utilizada de forma oficial.

O aplicativo que precisa ser baixado para que o viajante aproveito o novo modelo de embarque leva o nome do projeto: Embarque + Seguro 100% Digital.
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