Juliana Monaco   |   12/08/2021 12:13
Atualizada em 12/08/2021 12:14

Latam realiza o 1º embarque biométrico do aeroporto de Brasília

A tecnologia de reconhecimento facial dispensa apresentação de documentos no embarque


Divulgação/Latam e Inframerica
A tecnologia de reconhecimento facial dispensa apresentação de documentos no embarque
A tecnologia de reconhecimento facial dispensa apresentação de documentos no embarque
Na manhã desta quinta-feira (12), a Latam realiza o primeiro embarque oficial com reconhecimento facial biométrico do Aeroporto Internacional de Brasília - o sexto do País a testar a tecnologia. Com a presença de autoridades e convidados, o voo LA3293 com destino ao Rio de Janeiro/Santos Dumont foi o escolhido para representar o uso da nova tecnologia. A Latam garante ser responsável por 54% dos testes feitos nos seis aeroportos pelo programa Embarque + Seguro, realizando o embarque de 1.320 passageiros até agora.

A companhia manterá dois voos diários dedicados aos testes do programa na capital federal até que a biometria possa ser adotada de maneira permanente. "Estamos comprometidos com inovações que contribuam para a diminuição de filas e tornem a jornada do viajante mais rápida, segura e autônoma. Além disso, o aeroporto de Brasília é um parceiro de longa data que sempre nos apoia em projetos de inovação e desenvolvimento de novos serviços. Hoje, somos a companhia aérea líder em Brasília, com mais de 50% dos voos do aeroporto, o que nos dá uma ampla amostra de diferentes públicos e mercados para testar novas funcionalidades", afirma o diretor de Aeroportos da Latam Brasil, Mauro Peneda.

EMBARQUE + SEGURO
A tecnologia de reconhecimento facial vem sendo testada nos aeroportos de Florianópolis, Salvador, Confins (BH), Santos Dumont (RJ) e no aeroporto de Congonhas (SP). A ideia é a de, a partir do novo procedimento, tornar o embarque nos aeroportos “mais eficiente, ágil e seguro”, conforme nota divulgada pelo Ministério da Economia, referindo-se ao programa que foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

De acordo com a Infraero, a ferramenta usa uma base de dados unificada, capaz de checar e validar, em poucos segundos, a identidade do passageiro. O projeto Embarque + Seguro permite às empresas aéreas efetuarem o cadastro do nome, CPF e foto do passageiro, na hora do check-in. Esses dados pessoais só podem ser registrados e usados com o consentimento do viajante. A autorização será feita por uma mensagem no celular no momento do check-in. Se o passageiro concordar, as informações são conferidas no banco de dados governamental, para dar precisão e segurança ao processo.

Veja abaixo mais fotos do embarque realizado pela Latam.

Com informações da Agência Brasil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS