Filip Calixto   |   02/09/2021 17:45   |   Atualizada em 02/09/2021 18:57

Gol realiza primeiro voo carbono neutro do Brasil

Operação entre Recife e Fernando de Noronha consolida o trabalho da campanha #MeuVooCompensa

O voo G3 1862, que levou passageiros de Recife para Fernando de Noronha ontem (1), foi simbólico para a Gol. A rota foi a primeira percorrida com emissões de carbono neutralizadas no Brasil e consolida o trabalho da campanha #MeuVooCompensa, que é encabeçada pela companhia reforçando a meta de de se tornar uma referência em aviação sustentável no País.

Stefano Santana/Divulgação GOL
O primeiro voo com emissões de carbono neutralizada no Brasil foi o G3 1862, da Gol
O primeiro voo com emissões de carbono neutralizada no Brasil foi o G3 1862, da Gol
A operação desse voo foi possível por meio da parceria entre Gol e Moss, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo. Com o acordo, a Moss doa a todos os clientes da companhia e moradores da ilha que voam na rota Recife-Fernando de Noronha-Recife a compensação da pegada carbônica de suas viagens, neutralizando as emissões totais de carbono nos dois trechos. Assim, a pegada carbônica deixada nas duas viagens é automaticamente "apagada", sem custo extra aos passageiros.

O primeiro voo carbono neutro do Brasil foi pilotado pelo comandante Pedro Scorza, que é também o assessor de Projetos Ambientais da Gol. Ao final da viagem, após o pouso em Fernando de Noronha, todos os viajantes foram presenteados com um certificado "verde" pela compensação individual de carbono já providenciada pelas duas empresas.

O voo G3 1862 foi tratado como um evento pelas parceiras e, depois da aterrissagem, levou todos os convidados para circularem em Noronha com carros elétricos cedidos pela Renault, ou seja, sem combustível poluente. Esse passeio interliga o projeto da aérea com outro desenvolvido no arquipélago. De acordo com o decreto estadual nº 306/2019 (Projeto de Lei Ordinária), será proibida a entrada na ilha, em 10 de agosto de 2022, de carros que fazem a emissão de dióxido de carbono. E, a partir do ano de 2030, de acordo com o projeto Noronha Carbono Zero 2030, todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel deverão ser retirados do local.

"É uma meta do Governo do Estado reduzir a emissão de gases de efeito estufa na ilha de Fernando de Noronha, utilizando formas ambientalmente corretas de abastecimento, com energia renovável e automóveis que não agridam o meio ambiente. É essa a proposta do programa Carbono Zero. Até 2030, não teremos mais carros a combustão circulando no arquipélago. Sabemos que precisamos vencer várias etapas e, com calma e planejamento, vamos atingir o nosso objetivo final, que é mudar 100% a nossa matriz energética para a energia limpa e renovável. Estamos olhando para o futuro, para as próximas gerações, e fazendo da ilha um exemplo a ser seguido", explicou o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

Stefano Santana/Divulgação GOL
Todos os viajantes foram presenteados com um certificado
Todos os viajantes foram presenteados com um certificado "verde" pela compensação individual de carbono já providenciada pelas duas empresas
Os voos G3 1862 e G3 1863 (Noronha-Recife) são operados com o jato Boeing 737 700, de última geração, com capacidade para 138 passageiros. As aeronaves que atendem a essa rota especial da Gol foram pintadas com os dizeres "A 1ª Rota Carbono Neutro do Brasil - Recife-Noronha", na parte dianteira, e "#MeuVooCompensa", na posterior.

A PARCERIA
O investimento da Gol e da Moss para neutralizar o carbono em Noronha busca colaborar com a diminuição de um quarto das emissões na ilha (mais da metade das emissões totais são geradas pelo transporte aéreo que serve a Noronha).

A representação da companhia aérea lembra que há 11 anos busca implementar melhorias operacionais e novas tecnologias, assim como aperfeiçoar procedimentos que contribuem para a redução de seus impactos no clima e na natureza. Em nota, a companhia também sublinha que a renovação contínua de sua frota por aeronaves mais econômicas e menos poluentes e ruidosas é apenas uma das medidas que objetivam o balanço líquido de zero carbono até 2050.

Tópicos relacionados