Beatrice Teizen   |   26/11/2021 13:10   |   Atualizada em 26/11/2021 18:51

Quando usar o GDS e o NDC? Veja essa e outras dúvidas

NDC Talk Show, do Lufthansa Group e PANROTAS, respondeu perguntas sobre a nova linguagem da Iata

PANROTAS / Emerson Souza
NDC Talk Show respondeu dúvidas e perguntas sobre o NDC, nova linguagem da Iata
NDC Talk Show respondeu dúvidas e perguntas sobre o NDC, nova linguagem da Iata
O NDC (New Distribution Capability), nova linguagem da Iata, já está sendo implementado e usado por aéreas e distribuidores em todo o mundo, inclusive no Brasil. Com o objetivo de mostrar e debater o novo padrão em todos os seus aspectos, o Lufthansa Group e a PANROTAS realizaram o workshop NDC Talk Show, na última quarta-feira (24).

O encontro, que reuniu agentes de viagens e operadoras presencial (no Tivoli Mofarrej, em São Paulo) e virtualmente, contou com uma sessão de Q&A com todos os palestrantes para esclarecer as principais dúvidas e perguntas enviadas pelo público. Confira a seguir as respostas para elas.

Tarifas são mais baixas via NDC?

Sim. No Lufthansa Group, por exemplo, cabine econômica premium é US$ 40 mais barata; executiva, US$ 50; e, primeira classe, US$ 60. Fora as possíveis promoções exclusivas e a ausência da taxa de US$ 21 cobrada da Lufthansa para emissão no GDS. É um conteúdo diferenciado e todos podem ter acesso, seja por API, desenvolvimento direto ou SPRK.

O que atrai meu cliente a usar NDC?

Não é só o conteúdo que é mais completo, mas também as possibilidades que existem hoje e no futuro, que, mais para frente, serão ainda mais diferenciadas. A agência de viagens ganha competitividade ao oferecer o que a empresa aérea oferece na venda direta, no seu site,

Como a agência faz para solicitar conexão NDC?

Uma agência que emite via consolidador provavelmente usará a ferramenta da Wooba para acessar conteúdo NDC (ou de outros agregadores). A agência que não compra via consolidador tem como acessar via SPRK.

Por que as aéreas criaram o GDS e agora estão mudando para o NDC?

GDS é o sistema global de distribuição. Houve a necessidade de se ter um sistema para fazer a distribuição das vendas. O GDS continua ativo, oferecendo serviços das empresas que não aderiram ao NDC e também integrando soluções com o NDC. NDC é um novo conteúdo, nova forma de empresas distribuírem suas vendas.

“A Lufthansa, por exemplo, continuará no GDS, fazendo a distribuição em todos os canais. Mas a possibilidade de usar a linguagem XML e mostrar melhor nosso próprio conteúdo é uma tendência que veio para ficar. É mais uma linguagem nova do que uma mudança de distribuição, de fato”, comenta a diretora de Vendas Brasil do Lufthansa Group, Annette Taeuber.

PANROTAS / Emerson Souza
Annette Taeuber, do Lufthansa Group
Annette Taeuber, do Lufthansa Group
A agência precisa ser Iata para utilizar NDC?

A agência precisa ser associada se for realizar emissão e processamento por BSP. Faturamento da passagem por meio do NDC passa por faturamento BSP e, para passar pela nova linguagem, precisa ser associada Iata. Quem emite via consolidador, usa o NDC normalmente.

Por que mudar do GDS, que já conheço?

"O quanto você está disposto a entregar o melhor produto para o seu cliente? NDC mostra os melhores produtos, as melhores opções, pelos melhores preços", destaca Jefferson Simões, da Iata. O NDC é uma escolha e não é obrigatório para nenhum player, nem distribuidor nem empresa aérea.

É necessário treinamento para utilizar NDC?

Não é nada muito complexo, mas é preciso ter um treinamento para aprender a mexer. É simples, pois a linguagem XML facilita. O treinamento que o Lufthansa Group oferece possibilita trabalhar com a ferramenta SPRK facilmente. Dura cerca de uma hora.

Quais as medidas de segurança no sistema NDC?

Na Wooba, que é um agregador de conteúdo NDC, é feito um teste de inclusão na ferramenta semanalmente, com certificação. Também há um módulo separado de antifraude e autenticação de multifatores.

Na CVC, toda conexão feita com qualquer um dos provedores sempre tem uma camada de proteção. Quando o parceiro não tem um processo claro de segurança, a operadora não faz a conexão.

Como é a questão para as agências perfil GoLite?

Em 2018, a Iata implementou novos modelos de credenciamento e o GoLite é um deles. Nele, os pagamentos são feitos via cartão de crédito e Easypay. A agência que usa o SPRK, do grupo alemão, por exemplo, não terá problema ao usar o Easypay.

Como faz a conexão com o gestor de viagens corporativas?

Muitas empresas já estão acessando conteúdo NDC via TMC. Para o travel manager utilizar os conteúdos com esta nova linguagem, é importante ver a necessidade do cliente junto com a agência de viagens corporativas, que definirá o acesso ao conteúdo NDC.

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