Da Redação   |   31/12/2021 10:30   |   Atualizada em 31/12/2021 10:37

Exigência de compensação de CO2 é prioridade na agenda da Anac em 2022

Entre os itens está a exigência de Compensação de CO2 de voos internacionais

Pixabay
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na última terça-feira, 28 de dezembro, a Portaria nº 6.828 de 27/12/2021, que traz a revisão da Agenda Regulatória para o biênio 2021/2022. A reformulação faz parte do projeto da agência em aperfeiçoar e atualizar as prioridades da regulação do setor aéreo para os próximos anos. Novos temas foram incluídos, além da atualização de prazos e metas.


A Agenda Regulatória, que contava com 16 temas prioritários, ganhou mais três temas alinhados à sustentabilidade, inovação e segurança. São eles:

Tema 17: Exigência de Compensação de CO2 de voos internacionais e redução das emissões pelo uso de combustíveis elegíveis ao CORSIA – Resolução 496/2018.
Tema 18: Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita para Operador de Aeródromo – RBAC 107.
Tema 19: Participação de Organizações em atividade de construção amadora de aeronaves.

Segundo a Anac, a "elevada taxa de conclusão das ações da Agenda possibilitou a revisão do documento trazendo novos temas para a pauta prioritária do próximo ano". Atualmente, mais de 88,2% das ações previstas foram executadas ao longo do primeiro ano de vigência do documento, melhor desempenho obtido pela agência desde a instituição de sua primeira Agenda Regulatória, em 2013.

Alguns temas relevantes para o setor, como as operações anfíbias, certificados médicos aeronáuticos e preços de mercado de armazenagem e capatazia, tiveram seus trabalhos concluídos neste período. Outros como a regulação de slots aeroportuário, uma nova estrutura de regulação de operações aeroagrícolas, bem como a operação de aeroportos baseada em riscos estão em fase avançada de construção das novas normas.

A Agenda Regulatória indica formalmente os temas que deverão receber atuação prioritária no processo de normatização da Agência, levando em consideração os impactos que serão gerados à sociedade. Para o setor regulado, a iniciativa representa previsibilidade e segurança jurídica. O documento é construído a cada dois anos com a participação da sociedade e dos entes regulados. Para saber mais sobre a Agenda Regulatória e acompanhar o andamento das ações, acesse a página.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias