Da Redação   |   31/12/2021 10:30
Atualizada em 31/12/2021 10:37

Exigência de compensação de CO2 é prioridade na agenda da Anac em 2022

Entre os itens está a exigência de Compensação de CO2 de voos internacionais

Pixabay
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na última terça-feira, 28 de dezembro, a Portaria nº 6.828 de 27/12/2021, que traz a revisão da Agenda Regulatória para o biênio 2021/2022. A reformulação faz parte do projeto da agência em aperfeiçoar e atualizar as prioridades da regulação do setor aéreo para os próximos anos. Novos temas foram incluídos, além da atualização de prazos e metas.


A Agenda Regulatória, que contava com 16 temas prioritários, ganhou mais três temas alinhados à sustentabilidade, inovação e segurança. São eles:

Tema 17: Exigência de Compensação de CO2 de voos internacionais e redução das emissões pelo uso de combustíveis elegíveis ao CORSIA – Resolução 496/2018.
Tema 18: Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita para Operador de Aeródromo – RBAC 107.
Tema 19: Participação de Organizações em atividade de construção amadora de aeronaves.

Segundo a Anac, a "elevada taxa de conclusão das ações da Agenda possibilitou a revisão do documento trazendo novos temas para a pauta prioritária do próximo ano". Atualmente, mais de 88,2% das ações previstas foram executadas ao longo do primeiro ano de vigência do documento, melhor desempenho obtido pela agência desde a instituição de sua primeira Agenda Regulatória, em 2013.

Alguns temas relevantes para o setor, como as operações anfíbias, certificados médicos aeronáuticos e preços de mercado de armazenagem e capatazia, tiveram seus trabalhos concluídos neste período. Outros como a regulação de slots aeroportuário, uma nova estrutura de regulação de operações aeroagrícolas, bem como a operação de aeroportos baseada em riscos estão em fase avançada de construção das novas normas.

A Agenda Regulatória indica formalmente os temas que deverão receber atuação prioritária no processo de normatização da Agência, levando em consideração os impactos que serão gerados à sociedade. Para o setor regulado, a iniciativa representa previsibilidade e segurança jurídica. O documento é construído a cada dois anos com a participação da sociedade e dos entes regulados. Para saber mais sobre a Agenda Regulatória e acompanhar o andamento das ações, acesse a página.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Colaboração para o Portal PANROTAS

Da Redação tem 11140 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!