Artur Luiz Andrade   |   23/12/2021 18:55
Atualizada em 23/12/2021 19:06

Latam e Azul disputam liderança da aviação em 2021

No acumulado do ano Azul leva vantagem; nos últimos 4 meses só deu Latam


Dados do acompanhamento do mercado aéreo brasileiro feito pela Anac mostram que a demanda doméstica de passageiros, em novembro de 2021, se aproxima dos patamares pré-pandemia. Em novembro deste ano, a demanda doméstica de passageiros (aferida em RPK) apresentou um recuo de apenas 8,4% quando comparada com o mesmo mês de 2019. Já a oferta (aferida em ASK) apresentou um recuo de 8,1% em relação ao mesmo período.

No mês foram transportados 6,8 milhões de passageiros, uma redução de 15,3% do quantitativo transportado em 2019 (8 milhões em novembro daquele ano). Nos 11 primeiros meses de 2021 foram transportados 54,8 milhões de passageiros pagos, contra 45,2 milhões de 2020 inteiro e 95 milhões de 2019.

A taxa de ocupação do ano está acumulada em 80,2% (contra 80% em 2020 e 82,7% em 2019).

No mercado internacional para as aéreas nacionais a demanda de passageiros foi 57,4% menor do que o registrado em 2019. Já a oferta teve uma redução de 54,1% na comparação com o mesmo período. Por outro lado, o transporte de carga manteve o índice de crescimento, totalizando aumento de 16,1%.

MARKET SHARE
No acumulado dos últimos 12 meses a Azul lidera em market-share, com 33,6%, seguida de perto pela Latam, com 33,2% e pela Gol, com 32,2%. A Ita tem 0,5% de share no acumulado.

Quando o assunto é novembro, a Latam toma a dianteira com folga: 37,6% de participação de mercado, crescimento de 13%. A Azul, em segundo, vem com um distante 31%, e incremento de 2%. A Gol fica abaixo de 30% de mercado, com 29,6% e com queda de 17,3%. A Ita teve 1,4% do mercado em novembro. A empresa viria a suspender operações em 17 de dezembro.

Os números de dezembro serão decisivos para saber quem vai fechar 2021 como líder da aviação nacional: Azul, que leva vantagem no acumulado do ano, ou Latam, que disparou nos últimos quatro meses?

Em passageiros transportados em novembro, a Latam ficou com 2,4 milhões em novembro, a Azul com 2,3 milhões, a Gol com 1,9 milhões e a Ita com 98 mil.

DADOS DOS ÚLTIMOS 12 MESES
DADOS DOS ÚLTIMOS 12 MESES

DADOS DE NOVEMBRO
DADOS DE NOVEMBRO
LATAM COMEMORA

“No meio deste ano falamos abertamente que a Latam está mais eficiente e que decidimos voltar a competir agressivamente no mercado nacional para oferecer mais opções para o brasileiro voar. O resultado da Anac é somente um reflexo deste movimento, pois o nosso crescimento no Brasil está somente no começo. Em 2022, a Latam vai crescer ainda mais no País com 6 novos destinos já confirmados e pelo menos mais 10 em estudo”, afirma Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

PANROTAS / Emerson Souza
Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam
Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam
Além de liderar o mercado nacional nos últimos quatro meses, a Latam já recuperou 95% da sua oferta doméstica de assentos (ASK) no Brasil em comparação com dezembro de 2019 e encerrará 2021 com 49 destinos no País (superando os 44 de antes da pandemia). Ou seja, a empresa não somente recuperou a sua operação nacional como voltou a crescer no Brasil, inclusive com voos inéditos.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.