Karina Cedeño   |   14/05/2024 14:03

O que falta para total adesão ao NDC no Brasil? Especialistas respondem

Debate aconteceu durante o evento Iberia NDC Day, realizado em São Paulo, nesta terça-feira (14)


PANROTAS / Emerson Souza
Evento foi realizado no hotel Renaissance, em São Paulo
Evento foi realizado no hotel Renaissance, em São Paulo

Durante o evento Iberia NDC Day, realizado hoje (14) em São Paulo pela Iberia, os participantes do encontro puderam opinar sobre os desafios do NDC e o que falta para a total adesão ao novo padrão da Iata no mercado.

"Vemos que o NDC é uma tendência mundial e o Brasil não pode ficar atrás. Mas para que haja adesão, as companhias aéreas têm de se empenhar para que o sistema atenda 100% às necessidades das agências, para que elas tenham segurança de trabalhar com o produto", afirma Roberta Franzoni, da TP Air.

Para Marcelo Prado, da Tyller, ainda faltam funcionalidades no NDC. "Estamos acostumados com o GDS e no NDC ainda faltam algumas funcionalidades, cujo aprimoramento fará o mercado crescer e ampliar sua aderência ao novo padrão da Iata".

Julia Pires, da BRT, reforça a importância dos treinamentos. "Sinto que ainda ficamos carentes nesse quesito e por isso ainda não conseguimos ser especialistas em NDC", opina.

A falta de uma comunicação clara foi destacada por Tiago Souza, da Sakura. "Falta uma forma de comunicação mais clara e rápida sobre o que está sendo desenvolvido na companhia aérea e o que o agregador consegue disponibilizar. Sabemos que tudo isso é muito dinâmico e nem sempre a comunicação chega em tempo hábil".

Já Soraya Romano, da Ancoradouro, citou o desafio do pós-venda no NDC. "O pós-venda é o maior problema. A maioria tem plantão 24 horas, e como fazemos aos sábados e domingos para atender o passageiro, se ainda não há o pós-venda nos agregadores e na ferramenta? Também acho necessário aprimorar a visualização nos agregadores, para saber o que é NDC e o que é GDS quando o cliente faz pesquisa direta", ressalta Soraya.

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