Artur Luiz Andrade   |   03/07/2020 10:39
Atualizada em 03/07/2020 10:47

Ryanair acusa OTAs de bloquear reembolso de clientes

Companhia aérea de baixo custo retorna à operação com mil voos por dia na Europa

Divulgação
A Ryanair, companhia aérea de baixo custo na Europa, tem dedicado boa parte de seu tempo a processar os pedidos de reembolso de passageiros, e acredita que até o final deste mês terá concluído a operação que inclui remarcações e cartas de crédito para viagens futuras.

No entanto, a companhia denunciou às autoridades europeias, que vem tendo dificuldades com algumas OTAs, que não têm fornecido detalhes das reservas para que a empresa faça o processamento dos reembolsos. Ou seja, as empresas on-line estariam bloqueando o acesso e assim segurando o reembolso ou remarcações dos clientes.

“Uma minoria significativa dos reembolsos que a Ryanair deve processar está bloqueada porque as agências de viagens on-line (OTAs) utilizam e-mails falsos e cartões de crédito virtuais quando fazem reservas, impedindo que estas reservas possam ser rastreadas até ao consumidor individual. Por conseguinte, a Ryanair pede a todos os clientes que ainda não receberam o seu reembolso que contatem o Serviço de Atenção ao Cliente da sua OTA para garantir que as instruções enviadas nos e-mails de notificação da Ryanair foram seguidas e para confirmar que a OTA está cooperarand com a Ryanair para que estes pedidos possam ser processados”, disse a companhia aérea em comunicado oficial.

O CEO da Ryanair, Eddie Wilson, disse que "mais de 90% dos passageiros que reservaram diretamente com a Ryanair e solicitaram um reembolso entre março e junho irão recebê-lo antes do final de julho”. “Contudo, preocupa-nos que um número significativo de clientes que fizeram reservas através de OTAs não autorizadas ainda não tenha recebido os seus reembolsos porque as empresas on-line forneceram à Ryanair e-mails falsos ou detalhes de cartões de crédito virtuais”, alerta.

MIL VOOS POR DIA
A Ryanair está programando 1.000 voos diários este mês em toda a Europa e até hoje tem uma promoção de 500 mil lugares a 19,99 euros, para viagens em agosto e setembro.

“Os 1.000 voos diários marcam um importante ponto de virada para a Ryanair e para a indústria do Turismo na Europa, da qual dependem tantos postos de trabalho e pequenas empresas. A Ryanair, juntamente com os seus parceiros do aeroporto, segue as recomendações sanitárias estabelecidas pela EASA e pelo ECDC para garantir que os clientes e as suas famílias possam viajar em segurança, minimizando o risco de covid-19. É hora da Europa voltar a voar e de reativar a indústria turística europeia. A Ryanair orgulha-se de liderar esta iniciativa, oferecendo mais de 1.000 voos diários a partir de 19,99 euros por trajeto para viajar nos meses de verão”, declarou o CEO do Grupo Ryanair, Michael O’Leary.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.