Artur Luiz Andrade   |   13/07/2020 13:58
Atualizada em 13/07/2020 14:32

O que fazer depois da demissão? Lucimar Reis, ex-CVC, escreve artigo

Quais os passos que o profissionais pode ou deve tomar após ser desligado pela empresa?

Emerson Souza
Lucimar Reis
Lucimar Reis
Fui demitida
Por Lucimar Reis, ex-diretora de aéreo da CVC Corp e da United Airlines no Brasil (lucimar.reis@hotmail.com)

Sim, fui demitida! E por que compartilho isto? Porque me solidarizo com os milhares de colegas brasileiros da indústria da Aviação e Turismo, que foram dos segmentos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus. Me solidarizo com milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que perderam seus empregos, seus negócios, seus entes queridos.

É dolorido para todos, e não foi diferente para mim.

Depois de mais de 30 anos de uma carreira sólida na aviação, estava feliz trabalhando na maior empresa de Turismo da América Latina. Confiante com o futuro, feliz com as perspectivas de crescimento da empresa, feliz com novos aprendizados, com as contribuições, com os novos colegas, mas... mas aí veio a pandemia!

As empresam precisaram enxugar, contra a vontade de todos, inclusive da pessoa que nos demitiu. Medida de contingência dura, porém necessária. Não foi culpa de ninguém, muito menos minha, muito menos sua! E mesmo que a demissão seja feita de forma respeitosa, como foi meu caso, no primeiro momento traz tristeza, ansiedade, incertezas.

E quais são as lições que podemos levar disto?

1) Somos todos vulneráveis, ainda que bem preparados;
2) É necessário desacelerar, passar pela tristeza, a negação, o luto;
3) É importante contar com a família e os amigos, permitir-se chorar, é normal sentir medo e angústia;
4) Exercitar a gratidão alivia, gratidão pela empresa em que esteve e que não tinha outra alternativa senão reduzir custos, pelos conhecimentos adquiridos, pelas conquistas, pelos novos amigos que fez na jornada, pela VIDA;
5) Não se desesperar, sempre há uma solução no campo profissional;
6) Repensar suas despesas e cortar gastos que não sejam de primeira necessidade, as empresas estão protegendo seus caixas, temos que preservar o nosso;
7) Se atualizar, estamos vivendo a era da transformação digital em todos os setores. Se não puder pagar, existem vários cursos on-line gratuitos que ao menos te introduzirão e darão conhecimentos básicos do tema;
8) Entender o comportamento dos consumidores, pois eles serão nossos novos clientes, nossos novos funcionários, nossos novos chefes; a força estará em quem dominar as chamadas “soft skills”;
9) Se ainda não entende, se aprofunde no que é diversidade, inclusão e respeito, as empresas que não entenderem isto não vão para frente, e também não te merecem;
10) A importância de ter uma reserva financeira, investir em conhecimento e ter uma boa rede de relacionamento profissional, tudo isto te ajudará enfrentar melhor a crise, ou seja, prepare seu jardim, pois a próxima primavera chegará para todos!

O e-mail de Lucimar Reis é lucimar.reis@hotmail.com.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.