O que fazer depois da demissão? Lucimar Reis, ex-CVC, escreve artigo

|

Emerson Souza
Lucimar Reis
Lucimar Reis
Fui demitida
Por Lucimar Reis, ex-diretora de aéreo da CVC Corp e da United Airlines no Brasil (lucimar.reis@hotmail.com)

Sim, fui demitida! E por que compartilho isto? Porque me solidarizo com os milhares de colegas brasileiros da indústria da Aviação e Turismo, que foram dos segmentos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus. Me solidarizo com milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que perderam seus empregos, seus negócios, seus entes queridos.

É dolorido para todos, e não foi diferente para mim.

Depois de mais de 30 anos de uma carreira sólida na aviação, estava feliz trabalhando na maior empresa de Turismo da América Latina. Confiante com o futuro, feliz com as perspectivas de crescimento da empresa, feliz com novos aprendizados, com as contribuições, com os novos colegas, mas... mas aí veio a pandemia!

As empresam precisaram enxugar, contra a vontade de todos, inclusive da pessoa que nos demitiu. Medida de contingência dura, porém necessária. Não foi culpa de ninguém, muito menos minha, muito menos sua! E mesmo que a demissão seja feita de forma respeitosa, como foi meu caso, no primeiro momento traz tristeza, ansiedade, incertezas.

E quais são as lições que podemos levar disto?

1) Somos todos vulneráveis, ainda que bem preparados;
2) É necessário desacelerar, passar pela tristeza, a negação, o luto;
3) É importante contar com a família e os amigos, permitir-se chorar, é normal sentir medo e angústia;
4) Exercitar a gratidão alivia, gratidão pela empresa em que esteve e que não tinha outra alternativa senão reduzir custos, pelos conhecimentos adquiridos, pelas conquistas, pelos novos amigos que fez na jornada, pela VIDA;
5) Não se desesperar, sempre há uma solução no campo profissional;
6) Repensar suas despesas e cortar gastos que não sejam de primeira necessidade, as empresas estão protegendo seus caixas, temos que preservar o nosso;
7) Se atualizar, estamos vivendo a era da transformação digital em todos os setores. Se não puder pagar, existem vários cursos on-line gratuitos que ao menos te introduzirão e darão conhecimentos básicos do tema;
8) Entender o comportamento dos consumidores, pois eles serão nossos novos clientes, nossos novos funcionários, nossos novos chefes; a força estará em quem dominar as chamadas “soft skills”;
9) Se ainda não entende, se aprofunde no que é diversidade, inclusão e respeito, as empresas que não entenderem isto não vão para frente, e também não te merecem;
10) A importância de ter uma reserva financeira, investir em conhecimento e ter uma boa rede de relacionamento profissional, tudo isto te ajudará enfrentar melhor a crise, ou seja, prepare seu jardim, pois a próxima primavera chegará para todos!

O e-mail de Lucimar Reis é lucimar.reis@hotmail.com.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA