Vinicius Novaes   |   17/03/2020 12:53   |   Atualizada em 17/03/2020 13:03

Como liderar seu time em meio à crise do covid-19? Confira

Renee Moorefield elaborou oito estratégias de lideranças em bem-estar para o atual momento mundial

Você, que é líder em uma empresa, sabe como manter o bem-estar da sua equipe diante da pandemia do covid-19? CEO da Wisdom Works, empresa especializada em liderança, Renee Moorefield elaborou oito estratégias de lideranças em bem-estar para o atual momento mundial, que foram publicadas pelo Global Wellness Institute.

Confira! E se sua empresa teve uma iniciativa legal, uma ideia para esse momento e está conseguindo manter o engajamento dos colaboradores em momento tão difícil mande suas dicas e cases pra gente. A união e o compartilhamento de boas práticas nesse momento são fundamentais.

1 - LIDERE COM FATOS
A situação em torno do covid-19 está mudando minuto a minuto. Seu trabalho como líder é se manter informado e se comunicar com clareza, sinceridade e cuidado. Por isso, nomeie pessoas específicas em sua empresa para se manterem atualizados com os fatos e garantir que esses fatos sejam amplamente compartilhados.
Além disso, instrua as pessoas a acessarem diretamente as informações mais recentes sobre o covid-19, para que possam fazer escolhas informadas para seus entes queridos e vidas individuais.

2 - SIGA MÉTODOS TESTADOS E APROVADOS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e os Centro de Controle de Doenças (CDC) oferecem maneiras indispensáveis para que os funcionários ajudem a impedir a propagação de doenças infecciosas, desde lavar as mãos ao distanciamento social até manter um espaço de trabalho limpo. Adapte esses métodos à sua organização, compartilhe-os com todos os membros da sua força de trabalho e incentive os funcionários a espalhá-los por meio de suas redes.

3 - CUIDADO COM AS FAKE NEWS
Não acredite em rumores. Cheque as informações, busque fatos sobre o novo coronavírus.

4 - NÃO SE ESQUEÇA DA CONEXÃO HUMANA
O covid-19 está reorganizando a maneira como muitas organizações pensam sobre o trabalho. Para alguns trabalhos, o home office está permitindo que os funcionários tenham mais controle sobre quando, onde e como suas funções e projetos são realizados. Essas estratégias de distanciamento social fazem sentido para reduzir o crescimento do vírus, mas podem, involuntariamente, promover o isolamento social de funcionários. Independentemente de sua organização mudar ou não para o trabalho remoto, não se esqueça: os relacionamentos são a alma do seu negócio. Tome medidas para ajudar as pessoas a manter contato com o objetivo e a visão da sua empresa, bem como com seu papel exclusivo nela.


5 - FALE SOBRE O ESTRESSE
Pode ser difícil não absorver a ansiedade que está se multiplicando em relação ao novo coronavírus em todo o mundo. No entanto, como líder, seus medos serão ampliados dentro de suas equipes e organização. As pessoas esperam que você forneça uma estrutura construtiva de significado, orientação e segurança. Comprometa-se com estratégias de autocuidado que o ajudam a levar o bem-estar ao invés do estresse.

6 - AUTOCUIDADO
O economista global Thierry Malleret afirma que “levar uma vida saudável impulsiona nosso sistema imunológico e é, portanto, um dos possíveis antídotos para o vírus". Todos temos a responsabilidade de nos manter sob controle, mente e corpo. Ajude os funcionários a aumentar a imunidade e lidar com o estresse.

7 - PERGUNTE: ONDE MAIS PODEMOS AJUDAR?
O covid-19 não respeita os limites. Todo mundo é atingido por ele de alguma forma, direta ou indiretamente. Para muitos, é incomum sentir as incertezas que esse vírus traz. Devemos lembrar que muitas comunidades sentem inseguranças profundas todos os dias; esse vírus pode agravar o sofrimento deles. Considere os efeitos em crianças, idosos e pessoas em situação de risco em todo o mundo, assim como trabalhadores que não possuem uma rede de segurança sanitária e pessoas que trabalham nos setores mais afetados. Como sua organização e membros de sua força de trabalho dão suporte ativo a essas pessoas?

8 - FAÇA PLANOS PARA A RECUPERAÇÃO
Lembre a todos: a crise é passageira. Como alguns países já têm boas notícias sobre a pandemia, agora é a hora de refletir: como os esforços de recuperação podem fortalecer as capacidades e o bem-estar de sua força de trabalho? Como você explorará esta crise para um aprendizado real que beneficie sua organização e as pessoas nela?

Leia o artigo original e decubra mais no site do Global Wellness Institute.

E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM A GENTE SUAS BOAS IDÉIAS, BOAS PRÁTICAS E BOAS DESCOBERTAS NESSE PERÍODO. #SomosTodosTurismo

Tópicos relacionados