Artur Luiz Andrade   |   17/07/2020 12:35   |   Atualizada em 17/07/2020 12:42

Fechada pela covid-19, Disneyland California completa 65 anos

Parques Dsney na Califórnia ainda estão fechados por conta da covid-19

Disney
Em 17 de julho de 1955, Walt Disney inaugurava, na Califórnia, seu primeiro parque temático, que deu origem a um império de entretenimento in loco, com unidades na Flórida, China, Japão e França. A Disneyland, em Anaheim, a cerca de uma hora de Los Angeles, nasceu da imaginação do próprio Disney e hoje é um complexo com dois parques (Disneyland e Disney California Adventure, além de Downtown Disney e três resorts).

A abertura foi televisionada em um programa especial (a Disney já era uma referência em cinema, TV e criação de personagens infantis, vale lembrar) e o parque abriu com 18 atrações, incluindo Disneyland Railroad, Jungle Cruise, King Arthur Carrousel, Peter Pan’s Flight e Mr. Toad’s Wild Ride.

Disney
A primeira expansão veio quatro anos depois, em 1959, com a primeira montanha-russa tubular de aço do mundo. Em 1966, mais uma etapa, com a abertura da New Orleans Square. Em 1993, Mickey’s Toontown foi aberta e no ano passado Star Wars: Galaxy’s Edge in 2019.

Divulgação
Foi na Disneyland que nasceu a tradição do castelo no centro do parque (lá é o da Bela Adormecida, enquanto em Orlando é o da Cinderela), dos famosos presentes com a marca Disney e das guloseimas que ficaram famosas em todo o mundo.

O programa original da TV americana está disponível no Disney+, plataforma de streaming da Disney lançada apenas nos Estados Unidos.

Disney
O complexo de parques de Disneyland continua fechado para visitação devido à pandemia de novo coronavírus, que tem tido aumento de casos na Califórnia. Ainda não há previsão de reabertura, mas a Disney promete comemorar a data com seus fãs em grande estilo. Downtown Disney está funcionando, com os novos protocolos de saúde.

Tópicos relacionados