Movida

Artur Luiz Andrade   |   08/06/2020 10:28   |   Atualizada em 09/06/2020 17:02

Como a pandemia afetou o consumo dos brasileiros

O Instituto Locomotiva lançou na semana passada o estudo Epidemia e Consumo na Era da Pandemia

Análise de risco feita pela Fitch por setores da economia
Análise de risco feita pela Fitch por setores da economia

O Instituto Locomotiva lançou na semana passada o estudo “Epidemia e Consumo na Era da Pandemia”, com o objetivo de oferecer um panorama sobre a atual situação econômica do Brasil, enfatizando o processo de consumo em tempos de distanciamento físico e crise financeira.

As principais abordagens apresentadas no relatório tratam da atividade econômica, do empobrecimento e do desemprego dos brasileiros. Isso porque os efeitos são expressivos não só no mercado financeiro, mas também no comércio, que demonstra reações incomuns.

Segundo a pesquisa, 72% dos brasileiros não têm dinheiro guardado para enfrentar uma semana de crise e 86% terão dificuldades em comprar itens básicos se ficarem em casa sem renda.

O estudo também mostra que 58% dos brasileiros economicamente ativos estão com alguma conta em atraso e 36% com nome sujo.

Para 62% dos entrevistados pelo Instituto Locomotiva, a renda diminuiu após a crise; 25% mantiveram a renda de antes da crise; 11% não têm mais renda e 2% aumentaram seus ganhos.

Percepção do impacto da covid-19 no País segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva
Percepção do impacto da covid-19 no País segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva
A pesquisa também traz dados da economia do País e os riscos setoriais, com Viagens e Turismo no topo entre os mais impactados no cenário de crise.

Confira o estudo completo clicando aqui.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias