Artur Luiz Andrade   |   08/06/2020 10:28
Atualizada em 09/06/2020 17:02

Como a pandemia afetou o consumo dos brasileiros

O Instituto Locomotiva lançou na semana passada o estudo Epidemia e Consumo na Era da Pandemia

Análise de risco feita pela Fitch por setores da economia
Análise de risco feita pela Fitch por setores da economia

O Instituto Locomotiva lançou na semana passada o estudo “Epidemia e Consumo na Era da Pandemia”, com o objetivo de oferecer um panorama sobre a atual situação econômica do Brasil, enfatizando o processo de consumo em tempos de distanciamento físico e crise financeira.

As principais abordagens apresentadas no relatório tratam da atividade econômica, do empobrecimento e do desemprego dos brasileiros. Isso porque os efeitos são expressivos não só no mercado financeiro, mas também no comércio, que demonstra reações incomuns.

Segundo a pesquisa, 72% dos brasileiros não têm dinheiro guardado para enfrentar uma semana de crise e 86% terão dificuldades em comprar itens básicos se ficarem em casa sem renda.

O estudo também mostra que 58% dos brasileiros economicamente ativos estão com alguma conta em atraso e 36% com nome sujo.

Para 62% dos entrevistados pelo Instituto Locomotiva, a renda diminuiu após a crise; 25% mantiveram a renda de antes da crise; 11% não têm mais renda e 2% aumentaram seus ganhos.

Percepção do impacto da covid-19 no País segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva
Percepção do impacto da covid-19 no País segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva
A pesquisa também traz dados da economia do País e os riscos setoriais, com Viagens e Turismo no topo entre os mais impactados no cenário de crise.

Confira o estudo completo clicando aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.