Vinicius Novaes   |   23/03/2020 10:08   |   Atualizada em 30/03/2020 13:18

Como viver (com saúde mental) no isolamento social?

Anderson Garcia explica como isolamento afeta saúde dos seres humanos

O poeta inglês John Donne escreveu que nenhum homem é uma ilha, em uma referência sobre a questão da solidão na vida de um ser humano. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus – e às ordens das autoridades de saúde –, o isolamento faz parte dessa cruzada contra o vírus.

Mas, afinal, como esse pedido de isolamento pode afetar a saúde mental das pessoas?

O psicólogo clínico Anderson Garcia D'Ingianni explica que uma situação de quarentena, como a que o mundo atravessa atualmente, afeta o ser humano pelo fato da redução do contato com outras pessoas.

“Ficamos muito restritos às informações que nos chegam pela televisão, jornais e sites de notícias. E, ao mesmo tempo, reduzimos o contato social e vemos nossa rotina ser interrompida abruptamente”, afirma o especialista.

D’Ingianni ressalta também que o agravante vai ainda além do isolamento social. “O fato de evitar tocar em alguns locais, por exemplo, acaba deixando as pessoas sempre em estado de atenção permanente e só esse fato já é suficiente para aumentar o nível de estresse nos seres humanos”, garante o psicólogo.

Ele ainda frisou que o importante é pensar sempre em coisas positivas. “Quarentena é algo que passa e tudo voltará ao normal”, afirma.

COMO AMENIZAR O ESTRESSE?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) listou algumas medidas necessárias para se combater o estresse gerado em decorrência da pandemia do Covid-19. São recomendações sobre a proteção da saúde mental, que foram desenvolvidas pelo Departamento de Saúde Mental e Uso de Substâncias da agência de saúde da ONU.

Divulgação
As orientações da OMS visam especificamente a população em geral; profissionais de saúde; gerentes de unidades de saúde; prestadores de cuidados infantis; idosos, prestadores de cuidados e pessoas com condições de saúde pré-existentes; e aqueles que estão isolados para tentar conter a propagação da pandemia.

- Seja empático com todos aqueles que são afetados, dentro e provenientes de qualquer país

- Atualize-se apenas em fontes confiáveis e em horários definidos uma ou duas vezes por dia

- Também é recomendável procurar atualizações de informações apenas de fontes confiáveis e em horários definidos uma ou duas vezes por dia

- Telefone para vizinhos ou membros da comunidade que possam precisar de assistência extra

- Mantenha uma rotina diária de leituras profissionais e pessoais

- Faça atividades físicas regularmente

- Encontre forma de ser otimista e propague essa ideia

O Portal PANROTAS criou um link que reúne todas as notícias positivas (dicas, bons exemplos, sinais de recuperação, bem-estar, etc), divulgadas em meio à pandemia do novo coronavírus. Leia no bit.ly/turismopositivas as principais publicadas até agora. E não deixe de compartilhar. #SomosTodosTurismo

Tópicos relacionados