Victor Fernandes   |   27/03/2020 11:30

Confira como evitar um ciberataque à sua empresa de casa

O home office abre portas para ciberataques às empresas. O NCSC alerta para maneiras de evitar golpes.

Divulgação
Em meio à pandemia, uma das medidas mais aplicadas por empresas é o regime de home office para atender ao isolamento social. No entanto, essa transferência de trabalho abre portas para ciberataques às empresas, ou seja, qualquer tentativa de acesso ou uso não autorizado de um dispositivo. As organizações estão sendo instruídas a seguir práticas de segurança cibernética.

O Centro de Segurança Cibernética Nacional do Reino Unido (NCSC) publicou conselhos para empresas britânicas reduzirem o risco de um ataque cibernético a dispositivos de trabalho, incluindo laptops, celulares e tablets. O guia também fornece dicas para ajudar a equipe a identificar fraudes, como a tentativa de obtenção de informações pessoais a partir de uma falsa identidade dos criminosos.

"Trabalhar de casa é novo para muitas organizações e funcionários. Mesmo que o trabalho em casa tenha sido suportado por algum tempo, de repente pode haver mais pessoas trabalhando em casa do que o habitual, algumas das quais podem não ter feito isso antes", disse o NCSC.

Entre os principais conselhos às empresas, estão: configurar novas contas e acessos; controlar o acesso aos sistemas corporativos; ajudar a equipe a cuidar de dispositivos; e reduzir o risco de mídia removível.

Dentro das orientações, há conselhos sobre como lidar com e-mails suspeitos, pois alerta que existem criminosos explorando o coronavírus on-line enviando e-mails que tentam induzir os usuários a clicar em um link, que pode levar à perda de dados, como senhas.

Confira o guia completo do NCSC.

Tópicos relacionados