Leonardo Ramos   |   24/04/2018 11:51

Seis rotas de bicicleta para conhecer São Paulo sobre duas rodas

Os seis trajetos cruzam São Paulo passando por parques, museus, restaurantes e demais pontos turísticos acessíveis para ciclistas; confira a lista

Andar de bicicleta em São Paulo pode ser um dos meios mais acessíveis de conhecer a gigante capital paulista. Hoje com 468 quilômetros de ciclovias - sendo 400 deles acrescentados nos últimos cinco anos -, além de 6,1 mil vagas em bicicletários públicos, a cidade oferece uma boa estrutura para quem deseja descobri-la pelo meio de transporte sobre duas rodas.

Como meio de inspirar novos ciclistas a rodarem pela metrópole, o projeto Bike Tour SP, que completa no próximo mês cinco anos de atuação em São Paulo, criou uma série de passeios gratuitos para grupos de até dez pessoas se aventurarem pela maior cidade nacional.

Listamos abaixo seis desses roteiros, todos idealizados pelo criador do projeto, Daniel Moral; confira:

ROTA VILA MADALENA
Flickr/Daniel Martins
Beco do Batman, na Vila Madalena, é conhecido durante o tour
Beco do Batman, na Vila Madalena, é conhecido durante o tour
Voltada para conhecer os pontos culturais espalhados pela Vila Madalena, a rota, realizada por bicicletas elétricas, parte do Portobello Shop, na avenida Pedroso de Morais, todos os domingos às 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h. Após passar pelo A Casa - Museu do Objeto Brasileiro, o roteiro segue para a parte interna do bairro, onde conhece alguns de seus tradicionais bares, entre eles o Ó do Borogodó e Pau Brasil Bar. Pontos turísticos como o Beco do Batman e a Galeria Choque Cultural também estão no circuito, que termina no Instituto Tomie Ohtake. A dica, ao final do passeio, é dar um pulo na Lanchonete da CIdade, do lado do museu. Apresentando a inscrição do passeio, o ciclista ganha uma batata rústica para acompanhar um sanduíche e uma limonada ou chá gelado.

ROTA CENTRO NOVO
Reprodução Bike Tour SP
Ciclistas passam pelo Theatro Municipal
Ciclistas passam pelo Theatro Municipal
Inaugurado em 2015, o trajeto Centro Novo é realizado todos os sábados, em quatro horários: 9h, 11h, 13h e 15h. Os ciclistas se encontram no hotel ibis budget São João (avenida São João, 1140), e seguem por uma série de pontos culturais do centro norte paulistano, próximo aos bairros de Santa Ifigênia, Campos Elíseos e Luz. Entre eles estão Teatro Municipal, Biblioteca Mário de Andrade, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz e Galeria Olido.

ROTA AVENIDA PAULISTA
Reprodução Bike Tour SP
Passagem pelo Masp durante tour na Avenida Paulista
Passagem pelo Masp durante tour na Avenida Paulista
O corredor cultural formado na avenida Paulista não é ignorado pelo projeto Bike Tour SP. Todos os domingos, dias em que a via fica aberta para pedestres, o passeio - com guia em inglês, português e até em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) - parte do hotel Ibis Paulista, próximo a avenida Consolação, e segue sentido Paraíso, com paradas, em sequência, pelo Conjunto Nacional, Palacete Franco de Mello, Masp, Fiesp, Edifício Gazeta, Escola Estadual Rodrigues Alves e Casa das Rosas, antes de encerrar na avenida Brigadeiro Luis Antônio. O Previsto para abrir neste domingo (29), o Sesc Paulista será outra opção de parada no trajeto.

ROTA CENTRO VELHO
Dreamtime
Catedral da Sé é uma das paradas no circuito do Centro Novo
Catedral da Sé é uma das paradas no circuito do Centro Novo
Circulando na parte Sul do centro da cidade, a rota Centro Velho, assim como a centro novo, começa no hotel ibis budget São João (avenida São João, 1140). De lá, porém, segue para as regiões da Sé, passando por pontos históricos como Catedral da Sé, Pateo do Collegio, Mosteiro de São Bento, Viaduto do Chá e Edifício Martinelli, antes de encerrar o percurso no Vale do Anhangabaú. Vale uma passada pelo Sesc 24 de Maio, onde o ciclista pode estacionar sua bicicleta e aproveitar a biblioteca e as exposições do prédio. As saídas acontecem nos domingos, com cinco horários: 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h.

ROTA FARIA LIMA
Repodução Bike Tour SP
Lanchonete da Cidade oferece batatas rústicas gratuitas de acompanhamento para os inscritos no tour
Lanchonete da Cidade oferece batatas rústicas gratuitas de acompanhamento para os inscritos no tour
Com partidas também do Portobello Shop, na avenida Pedroso de Morais, o passeio passa por todos "diversos locais que são marcos da Arquitetura e do Design na cidade", descreve o Bike Tour SP. Começando pelo Museu da Casa Brasileira, o roteiro segue pela avenida Brigadeiro Faria Lima, passando então pelo Esporte Clube Pinheiros e pelo shopping Iguatemi antes de entrar no bairro Jardim Europa e ir até o Largo da Batata. O encerramento acontece no Instituto Tomie Ohtake. Aos sábados, as partidas acontecem 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h.

ROTA IBIRAPUERA
Shutterstock
Roteiro no Parque do Ibirapuera passa por pontos culturais e museus do local
Roteiro no Parque do Ibirapuera passa por pontos culturais e museus do local
Encerrando a lista de seis passeios está o tour pelo Parque Ibirapuera. Todos os sábados, os grupos são levados a praticamente todos os pontos culturais e museus dentro do gigantesco parque paulistano: Museu de Arte Contemporânea, a Bienal, o Museu de Arte Moderna, a marquise do Ibirapuera, a Oca, o Obelisco, o Museu Afro Brasil, o Planetário e ainda o Pavilhão Japonês são os locais de parada do roteiro. As saídas acontecem todos os sábados, em frente a praça do Leão (próximo ao portão 4).

Tópicos relacionados