Da Redação   |   21/11/2019 18:21

Chapada dos Guimarães: fácil de chegar, difícil de sair

Criado em 1989, o parque nacional tem mais de 30 mil hectares e abriga áreas de cerrado, bosques ciliares, campos rupestres e uma série de atrativos naturais

Localizada a cerca de 75 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é a chapada brasileira que conta com o mais fácil acesso para turistas, porém, ir embora dela já não é tão simples assim. Criado em 1989, o parque nacional tem mais de 30 mil hectares e abriga áreas de cerrado, bosques ciliares, extensões de campos rupestres e uma série de atrativos naturais perfeitos para serem visitados tanto por viajantes aventureiros como por aqueles que buscam apenas descansar em meio a cenários encantadores.

Wikicommons/Lucas Cembranelli
Cachoeira Véu de Noiva é um dos principais cartões postais da Chapada dos Guimarães
Cachoeira Véu de Noiva é um dos principais cartões postais da Chapada dos Guimarães
Os mais preguiçosos vão gostar de saber que, por exemplo, o principal cartão-postal da região, a cachoeira Véu de Noiva, dona de uma queda d´água de mais de 80 metros de altura, está a apenas 550 metros da entrada do parque. No caminho, é comum avistar as araras vermelhas que escolhem os paredões da cachoeira para construir seus ninhos.

Outro passeio obrigatório que atrai dos preguiçosos aos aventureiros é o Circuito das Cachoeiras, que pode durar de cinco a seis horas e passa por seis cachoeiras, sendo que cinco delas são abertas ao banho, ao contrário do que acontece na Véu de Noiva. A caminhada exige o acompanhamento de guias credenciados e normalmente faz parte dos roteiros oferecidos pelas operadoras.

Wikicommons
Morro São Jerônimo é o ponto mais alto da Chapada dos Guimarães
Morro São Jerônimo é o ponto mais alto da Chapada dos Guimarães
Ponto mais alto da Chapada dos Guimarães, o Morro São Jerônimo também necessita da contratação de guias profissionais, porém, neste caso, um certo condicionamento físico é necessário aos turistas, uma vez que uma trilha de cerca de seis horas, com muitos trechos íngremes, precisa ser encarada. Do topo, é possível avistar até Cuiabá no horizonte.

Controlada pelo ICMBio, a trilha pode ser feita por apenas 36 visitantes ao dia, sendo recomendada antecedência para garantir uma vaga durante os finais de semana. No caminho, é possível visitar a Casa de Pedra, uma gruta de arenito que já serviu de cenário para filmagens de novelas e filmes brasileiros. Em seu interior, há vestígios de inscrições rupestres, algo que pode ser encontrado em várias partes das formações geológicas locais.

ONDE, QUANDO E COMO?
Bucólica, a cidade de Chapada dos Guimarães é a casa de cerca de 20 mil pessoas e oferece toda a infraestrutura turística para explorar o parque nacional e seus arredores. Há pousadas e áreas de camping, restaurantes, bares, pizzarias e muita música ao vivo aos finais de semana, quando a cidade é invadida pelos visitantes oriundos de Cuiabá. Entre as recomendações gastronômicas, o tradicional restaurante Samambaia é famoso por sua galinhada.

Reprodução/YouTube
Município de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso
Município de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso
Como o verão é a estação com mais chuvas no Brasil, as cachoeiras ficam mais cheias durante o período que vai de dezembro a março, e como boa parte das trilhas é de nível fácil a moderado, o aumento da precipitação não chega a ser um problema. No inverno, bastante seco, as altas temperaturas trazem à tona o risco de incêndios, comuns na região.

A partir da rodoviária de Cuiabá, capital do Estado, ônibus saem para o município de Chapada dos Guimarães a cada 90 minutos aos finais de semana. De segunda a sexta, a frequência diminui, mas ainda possibilita diversas opções a quem visa chegar ao destino.

Para ler a reportagem completa sobre a Chapada dos Guimarães, confira a edição desta semana (nº 1399) da revista PANROTAS, que viajou para conhecer todas as belezas do parque nacional. Esta é a terceira edição especial em comemoração aos 45 anos da empresa.

Leia a edição completa no link abaixo:




Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11202 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS