Beatriz Contelli   |   23/06/2020 17:08   |   Atualizada em 24/06/2020 11:55

Litoral Norte de São Paulo se prepara para retomada do Turismo

Para reforçar a confiança dos turistas, os empreendimentos podem solicitar o selo de Turismo Seguro

Para voltar a receber turistas, as cidades do Litoral Norte de São Paulo aplicaram novos protocolos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos estaduais e municipais. Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba seguem se organizando para reabrir o setor turístico.

Divulgação
Os destinos do litoral norte garantem que as medidas de saúde e segurança implementadas estão de acordo com o selo de Turismo Seguro
Os destinos do litoral norte garantem que as medidas de saúde e segurança implementadas estão de acordo com o selo de Turismo Seguro
Em Caraguatatuba, além dos protocolos estaduais que estão sendo seguidos, também foi criado um selo com normas sanitárias do município. "Estamos criando decretos como o que determina a utilização de máscaras em transportes públicos e transporte por aplicativo, além de comércios e prestadores de serviços, sempre buscando preservar vidas da nossa população e de quem de quem visita Caraguatatuba. Nosso selo municipal, lançado na última semana, também tem o objetivo de garantir o bem-estar não apenas do turista, mas de quem trabalha nos estabelecimentos", comentou a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

“Nossos meios de hospedagem estão se preparando para um protocolo adequado ao momento em que estamos e para receber seus hóspedes sejam recebidos com as medidas necessárias de higiene e saúde. Nessa pandemia, nossa cidade tem sido um exemplo na preocupação com a vida e vamos seguir dessa forma quando pudermos receber os visitantes”, reforçou o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

"A nossa proposta é priorizar as atitudes de compromisso e amor com a cidade, em todo o trade. Além dos decretos da prefeitura sobre a importância da obediência às medidas de prevenção, é necessária uma mudança de hábitos. Somente dessa maneira a retomada das atividades será feita de forma segura”, completou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo.

De acordo com o secretário Executivo do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, o Turismo Regional será o primeiro a retomar no segundo semestre, sempre de acordo com o plano de reabertura do Estado de São Paulo e políticas de cada município, portanto, é essencial que os empreendimentos e profissionais estejam preparados para receber os visitantes com equipe treinada e equipamentos recomendados para segurança. “É importante esse alinhamento da cadeia do Turismo com o poder público, pois o turista precisa dessa segurança”.

O selo é gratuito e opcional. Para solicitá-lo, é preciso observar se a empresa atende as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e deve estar com situação regular perante o Cadastur. O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional e possibilitará, inclusive, a realização de denúncias em caso de descumprimento.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias