Parque Nacional do Itatiaia (RJ) reabre nesta quarta-feira

|

Nesta quarta-feira (05), o Parque Nacional do Itatiaia, volta a abrir de forma gradual e monitorada. A reabertura deverá respeitar as medidas de prevenção com o retorno das atividades nos atrativos naturais do parque, que abrange os municípios de Itatiaia e Resende (RJ). O Instituto Chico Mendes, órgão que administra as Unidades de Conservação, estabeleceu uma série de medidas, que serão executadas de acordo com três fases de “criticidade”, definidas pelo Parque: medidas Sociais, Sanitárias e Operacionais. As ações estabelecem o distanciamento físico, sanitização dos ambientes e ações restritivas para a prevenção de contágio da covid-19.

Divulgação
O parque funcionará de quarta a domingo, com horário e capacidade reduzida, além de normas de proteção
O parque funcionará de quarta a domingo, com horário e capacidade reduzida, além de normas de proteção
Na fase 1, que inicia a reabertura, apenas a parte baixa do parque estará aberta, de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h. O Centro de Visitantes permanecerá fechado, com apenas os sanitários liberados. Os demais atrativos terão restrições quanto ao fluxo de visitação. O Lago Azul estará com capacidade limitada a 30 pessoas, que deverão manter distanciamento mínimo de até dois metros e usar, obrigatoriamente, máscaras de proteção.

As Cachoeiras Véu da Noite e Itaporani permitirão capacidade máxima de 40 pessoas. A Piscina do Maromba terá fluxo de até 30 visitantes. A Cachoeira do Poranga poderá ter 20 turistas ao mesmo tempo, porém, os técnicos de saúde ainda estão revendo a medida, que poderá estabelecer uma capacidade maior ou menor do local. A Pedra de Fundação, o Mirante do Adeus e a Trilha dos Três Picos poderão ter, no máximo, seis pessoas.

Todos estes atrativos serão monitorados por técnicos, que exigirão dos visitantes o uso obrigatório de máscaras de proteção individual e distanciamento social. Haverá também a distribuição de solução sanitizante à base de álcool 70% para higiene das mãos. Para garantir o fluxo de visitação e evitar aglomerações, o tempo de permanência de cada atrativo será controlado.

A visita guiada será permitida, respeitando o número de visitantes por grupo: até seis pessoas. Estão suspensas as excursões e a entrada de vans e ônibus fretados. As novas regras vão mudar a rotina do parque e os espaços vão receber adequações, como placas de sinalização com orientações e estruturas que disponibilizam materiais de higiene.

A direção do parque aconselha que os ingressos sejam comprados pela internet, para evitar aglomerações. As atividades turísticas do parque foram interrompidas no dia 17 de março. Segundo a direção do local, não há previsão de quando a parte alta vai estar liberada aos visitantes.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA