Turista de alto nível e aposta em nichos: Aruba espera crescer 75% em brasileiros em 2025
ATA prevê 31 mil brasileiros na ilha este ano, focando na promoção com o trade e distribuição do produto

Com o voo direto da Gol conectando São Paulo a Aruba, o Turismo da ilha segue promovendo o destino no Brasil, apostando em nichos, em produtos premium e no turista de alto nível. Com isso, se espera um crescimento entre 70% e 75% de brasileiros em Aruba, que já recebeu mais de 21 mil passageiros do Brasil até setembro deste ano.
"Queremos fechar o ano de 2025 com aproximadamente 31 mil passageiros brasileiros em Aruba. É um crescimento de 70% a 75% em comparação com os números do ano passado, muito impulsionado pelo voo da Gol, que não apenas oferece mais assentos mas acaba dando um arranque nos números de todas as companhias aéreas que voam para lá"
Carlos Barbosa, diretor da Vitrine Global, que representa o Turismo de Aruba no Brasil
Para o final do ano, as festas de Réveillon devem impulsionar ainda os números, mas o grande foco da ATA (Autoridade de Turismo de Aruba) é atrair o turista com consciência, focando em nichos específicos. No Brasil, eventos como campeonatos de Beach Tennis e o Carnaval têm atraído muitos brasileiros. No primeiro caso, o destino recebeu 800 turistas do Brasil para a prática em 2024.
Agora, em janeiro, começam as festividades de Carnaval, com ensaios e eventos nas quadras, muito nos moldes do Brasil. "Essa é a altíssima temporada em Aruba, porque é inverno no hemisfério norte e as pessoas querem fugir do inverno. Mas vale destacar que, mesmo com a alta ocupação, não há sensação de aperto", aponta Carlos.
Outra estratégia da ATA na promoção é atrair o "passageiro de alto nível", aquele com maior poder aquisitivo. No Brasil, essa estratégia já rende frutos, uma vez que o brasileiro é um dos turistas que mais gastam na ilha, investindo em diferentes 'caixas', dos cassinos à gastronomia local.

"Estamos trabalhando para aumentar cada vez mais o volume de passageiros, mas além disso do turista de alto valor, com poder aquisitivo alto. Isso impacta diretamente na movimentação da economia da ilha, que é extremamente baseada no Turismo"
Ivan Calderón, diretor de Marketing da ATA para a América Latina.
Além disso, a Autoridade de Turismo de Aruba espera, até 2030, posicionar o destino como sustentável, apostando em uma tendência global na busca por esse tipo de experiência. "Estamos trabalhando essa posição de marca em fases e hoje nos posicionamos como destino de Turismo responsável. Essa estratégia passa, é claro, pela conscientização dos turistas que vão à ilha, porque queremos preservar as belezas que temos", destacou Ivan.
Executivos de vendas como 'embaixadores de Aruba'
É claro que as estratégias de promoção do destino passam pelo trade brasileiro. O Turismo de Aruba vem investindo na parceria com operadoras e na proximidade com agências brasileiras.
Neste sentido, está sendo realizado hoje (5) um roadshow em São Paulo com executivos de contas de operadoras, numa estratégia que visa expandir o conhecimento sobre o destino através dos profissionais que estão no dia a dia com as agências, investindo na distribuição do produto.
"Já estamos com Aruba na prateleira das operadoras, então já fizemos esse trabalho com os profissionais de Produtos. O que queremos agora é transformar esses executivos de contas, que possuem carteira, são gabaritados, em embaixadores de Aruba no Brasil. A ideia é construir um produto que seja consolidado na mente desses profissionais"
Carlos Barbosa, diretor da Vitrine Global, que representa o Turismo de Aruba no Brasil
Os mercados estratégicos

Aruba tem visado os mercados que possuem voos com conexão para o destino -basicamente, capitais com voos da Copa Airlines, que voa para Aruba a partir de seu hub no Panamá. Com isso, os mercados do Sul têm sido estratégicos, mas a ATA tem investido na parceria desde o Norte. "Nós começamos o ano com eventos em Manaus e fomos avançando pelo Brasil, chegando agora no Sul com a Festuris, onde estaremos no espaço luxury e no estande da PANROTAS", destacou Cacá.
Para o próximo ano, um dos focos de promoção será o interior de São Paulo, num esforço para consolidar ainda mais o voo direto da Gol. Ainda este ano, a ATA irá a Campinas, num ponta pé inicial dessa estratégia que em 2026 deverá alcançar regiões como Sorocaba, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.