Espírito Santo lança Plano Estratégico de Marketing Turístico 2026–2030
Richard Alves e Thiago Akira conduzem coordenação técnica de plano que reposiciona o Turismo capixaba

O Plano Estratégico de Marketing Turístico do Espírito Santo 2026–2030 foi lançado nesta quarta-feira (14), no Hotel Golden Tulip, durante reunião ampliada do Contures (Conselho Estadual de Turismo do Espírito Santo), CET-ES e das Instâncias de Governança Regional, com a participação do Governador, Renato Casagrande.
O lançamento foi realizado de forma colaborativa, com coordenação técnica da Lab Turismo Consultoria em parceria com Thiago Akira (especialista em marketing), reunindo mais de 200 lideranças do setor público, do trade turístico e de entidades do setor.
O plano inaugura um novo ciclo de posicionamento do Turismo capixaba, estabelecendo diretrizes estratégicas para a organização da oferta, a comunicação do destino e a atuação nos mercados nacional e internacional, com foco em competitividade, sustentabilidade e resultados mensuráveis. Outro aspecto diferenciador do plano é a prioridade da inteligência de dados para orientação das ações e avaliação dos avanços.
A implementação do plano será conduzida de forma integrada pela Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com Sebrae-ES, Contures, CET/Fecomércio-ES, instâncias regionais, municípios e o trade turístico.
“Este plano é fruto de construção coletiva e técnica, que respeita as características do território e dialoga com o mercado. Ele cria uma base clara para que o Espírito Santo se posicione de forma mais estratégica e consistente nos próximos anos”
Richard Alves, diretor da Lab Turismo Consultoria
A estratégia está estruturada em seis segmentos prioritários — Praia e Mar; Natureza e Ecoturismo; Agroturismo e Turismo Rural; Cultura e Patrimônio; Gastronomia; e Eventos e Negócios — e organizada em quatro eixos principais: desenvolvimento de produtos de experiência, posicionamento e comunicação, ações de mercado e inteligência de dados.
Para Valdeir Nunes, presidente do Contures, “o Espírito Santo vive um momento único de parceria e convergência sendo as que as lideranças estiveram envolvidas em todo o processo garantindo legitimidade das propostas apresentadas.”
O Secretário de Turismo, Victor Coelho, destaca que o Turismo capixaba tem exercitado a cooperação público privada e o plano estratégico é uma prioridade para atender uma demanda antiga do trade estadual.
Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo, garantiu os recursos de investimento. “O Governo do Estado aplicará R$ 26 milhões para plena execução do Plano Estratégico de Marketing”, disse Casagrande.
Durante o encontro, também foi reforçado o evento inédito ESTour – Salão Capixaba de Turismo, que acontecerá em Vitória de 25 a 28 de abril, e dará protagonismo aos atrativos do Estado, com destaque para a integração entre planejamento estratégico, mercado e promoção do destino.