ESTour: Turismo do Espírito Santo divulga novo Salão Capixaba para o trade
Comitiva do destino está em São Paulo para realizar reuniões estratégicas com operadoras e mídias

Os diretores da Cooptures (Cooperativa de Turismo do Espírito Santo) realizaram, entre esta quarta (26) e quinta-feira (27), uma agenda estratégica de apresentações institucionais que incluiu reuniões com PANROTAS, Braztoa, Azul Viagens, CVC e HotelDo em São Paulo.
O objetivo é ampliar parcerias, fortalecer alianças comerciais e posicionar o Espírito Santo no centro das discussões dos principais players do turismo nacional.
Criada para integrar o trade capixaba, profissionalizar relações comerciais e aumentar a competitividade dos negócios locais, a Cooptures surge como um novo modelo de organização do Turismo no Espírito Santo. A cooperativa reúne receptivos, hotéis, atrativos turísticos, agências e operadores locais em uma atuação colaborativa voltada para ampliar a oferta capixaba e facilitar o acesso ao mercado nacional.

É com essa visão de futuro que a entidade coordena, ao lado de parceiros, o ESTour – Salão Capixaba de Turismo 2026. Programado para abril de 2026, o evento pretende reunir:
- Principais operadoras de Turismo do Brasil;
- Centenas de agências de viagem convidadas;
- Jornalistas e influenciadores estratégicos;
- Expositores de todas as regiões capixabas;
- Além de uma ampla programação de negócios, capacitações, experiências e visitas técnicas.
Durante quatro dias, operadoras, agentes e mídia especializada terão a oportunidade de conhecer de perto os produtos, roteiros e vivências que fazem do Espírito Santo uma das grandes novidades do Turismo brasileiro — do litoral às montanhas, passando pelo agroturismo, cultura, gastronomia e experiências de natureza.

Com essa aproximação direta entre mercado emissor e oferta local, o ESTour pretende impulsionar o fluxo turístico, ampliar vendas, qualificar portfólios e consolidar o Espírito Santo como um destino competitivo e desejado, fortalecendo sua presença nos principais canais de distribuição do país.
O evento conta com apoios de Sebrae-ES, Contures/Setur-ES e CET/Fecomércio, além de parcerias estratégicas com entidades e marcas nacionais que aceleram o desenvolvimento do Turismo.
“Quando o trade se une, o Espírito Santo avança. Estamos construindo uma agenda de futuro, que valoriza nosso território, fortalece nossos empreendedores e coloca o estado definitivamente no mapa das grandes oportunidades do Turismo brasileiro”
Valdeir Nunes, presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures)