Rodrigo Vieira   |   21/07/2025 18:12
Atualizada em 21/07/2025 19:36

Veja roteiros com investimento de grandes operadoras - Parte 1

Empresas apostam em diferentes perfis de viajantes e agentes: amanhã (22) traremos a Parte 2

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O Turismo de lazer no Brasil vive um bom momento e tem as operadoras como seu principal propulsor. Não à toa, essas empresas estão investindo em produtos cada vez mais diversificados e especializados para facilitar a vida dos agentes de viagens.

A fim de mapear as principais tendências e oportunidades disponíveis aos agentes de viagens, a Revista PANROTAS consultou algumas das maiores referências do Brasil no segmento para um especial de duas partes, buscando compreender quais roteiros estão ganhando destaque e como essas operadoras estão estruturando suas ofertas para 2025.

Das praias paradisíacas do Nordeste aos safáris exclusivos na África, passando por experiências de luxo na Antártica e roteiros de ecoturismo no coração do Brasil, o portfólio das operadoras nacionais revela um setor em constante evolução.

Apesar de os queridinhos do público brasileiro se manterem em alta, as empresas buscam trazer sua expertise e visão particular sobre os destinos que consideram estratégicos, seja apostando em clássicos consolidados ou explorando nichos emergentes que prometem surpreender o viajante brasileiro.

O resultado é um panorama diversificado que oferece aos agentes de viagens um leque amplo de possibilidades para atender aos mais variados perfis de clientes. Dos grupos familiares em busca de diversão aos casais que sonham com experiências exclusivas, dos viajantes solo às férias multigeracionais, as operadoras brasileiras demonstram estar preparadas para transformar sonhos em realidade, sempre com o foco na parceria estratégica com o canal de vendas.

Confira a primeira parte dos roteiros das operadoras

Best Buy Travel

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A Best Buy Travel destaca roteiros para as distintas unidades de negócios da empresa. Segundo o grupo, cada unidade apresenta destinos que representam seu propósito e identidade, fortalecendo conexões estratégicas e criando oportunidades para o mercado.

São Paulo com a Best Buy Corp

A unidade corporativa da BestBuy Travel reforça sua presença em São Paulo. Em parceria com hotéis de referência em diversas regiões, como na avenida Paulista e em Moema, próximo ao aeroporto de Congonhas, esta unidade oferece soluções para viagens a trabalho, eventos e encontros corporativos, com foco em localização, estrutura e atendimento personalizado.

Fernando de Noronha com a Xperience by Best Buy Travel

Um dos arquipélagos mais desejados do mundo será o protagonista da próxima campanha de vendas da Xperience by BestBuy Travel. Para a operadora, Fernando de Noronha traduz a essência Xperience: natureza, exclusividade e autenticidade em cada detalhe. A campanha será lançada em breve com benefícios especiais aos agentes de viagens parceiros.

Ásia com a Xperience by Best Buy Travel

A unidade de negócios Xperience aposta em experiências transformadoras no Sul e Sudeste da Ásia. Roteiros como o Réveillon na Tailândia e jornadas imersivas no Butão revelam destinos de alma sofisticada, com hospedagens selecionadas, vivências culturais e espiritualidade em foco. Viagens que despertam, conectam e inspiram.

MSC Cruzeiros com a Best Buy Cruise

A unidade de negócios dedicada para cruzeiros BestBuy Cruise destaca uma parceria recente firmada com a MSC. A ação é acompanhada da campanha de vendas Mar de Oportunidades MSC & BestBuy Cruise, que premia os emissores que venderem as 90 primeiras cabines no período de julho até o fim de setembro com vouchers multimarcas.

Serviços com a Best Buy Travel

Além dos roteiros, a BestBuy Travel destaca uma linha completa de serviços para otimizar o tempo e ampliar as possibilidades do viajante: ingressos para atrações na Flórida, aluguel de carros, transfers, seguros e muito mais.

BRT

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Jaqueline Rodrigues, que chegou para assumir a recém-criada posição de diretora comercial da BRT Operadora, afirma que acredita na força de alguns destinos internacionais que farão a diferença neste ano e em 2026.

Arabiá Saudita com Dubai

Um roteiro combinando Arábia Saudita e Dubai oferece uma imersão no contraste entre a tradição e a modernidade do Oriente Médio. Inclui cidades históricas como AlUla e Riade, desertos e sítios arqueológicos sauditas, além do luxo, compras e arranha-céus futuristas de Dubai, que é um dos principais hubs aéreos do mundo.

Marrocos com Portugal

Um roteiro que une cultura, história e paisagens distintas, com travessias rápidas entre Europa e África. Em Portugal, cidades como Lisboa e Porto têm algumas das principais ofertas enogastronômicas da Europa. No Marrocos, mercados vibrantes, palácios e o deserto do Saara complementam a viagem.

Turquia com Grécia e Itália

Com foco na Costa Amalfitana, este roteiro entre Turquia, Grécia e Itália combina história milenar, belezas naturais e gastronomia única. De Istambul e Capadócia, passando pelas ilhas gregas como Santorini, até as charmosas Positano, Amalfi e Ravello, este roteiro é capaz de oferecer uma viagem com cenários deslumbrantes e cultura mediterrânea.

Ásia

Na Ásia, a BRT destaca combinações de roteiros em alta na operadora, como Japão com China e Coreia do Sul, e Tailândia com Vietnã.

Destinos domésticos

A operadora do Grupo BRT também oferece destinos domésticos, e dentre eles ressalta Amazônia, Paraíba, Alter do Chão, Jalapão (TO), Lençóis Maranhenses e Foz do Iguaçu.

BWT


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Confira os destaques da BWT Operadora

Curitiba de trem é bem melhor

A BWT Operadora nasceu em 2011, dentro do Grupo Serra Verde Express, com o objetivo de expandir o alcance de uma expertise que já tinha no Turismo ferroviário. E esse segue sendo um dos principais produtos da companhia: Curitiba de trem é o pacote mais emblemático da BWT, e combina o passeio no Trem da Serra do Mar Paranaense com hospedagem, passeios pelos pontos turísticos da capital e uma imersão na história e cultura de Morretes.

Montanhas suiças de trem

Este pacote une destino e transporte no mesmo conceito: os trens turísticos mais famosos da Suíça — Jungfraujoch, Glacier Express, Bernina Express, Golden Pass Line e Gotthard Panorama Express — em uma viagem de 11 dias por paisagens de tirar o fôlego. Segundo a BWT, esta é uma aposta que traduz sua vocação em trabalhar com trens como experiência, agora em cenário internacional.

Mendoza, vinhos e gastronomia no Vale do Uco

Mendoza é símbolo de vinhos premiados e alta gastronomia aos pés do Monte Aconcágua. O roteiro combina hospedagem em resort e SPA cercado por vinhedos, almoço harmonizado e degustação nas vinícolas do renomado projeto Clos de los Siete. “Um produto de classe mundial, desenvolvido para oferecer conforto, qualidade e uma jornada de compra fácil para o agente de viagens”, aponta a BWT.

Cancun Rocks com Hard Rock Hotel Cancun

A BWT ressalta que tem uma relação sólida com a marca Hard Rock Hotel All-Inclusive. Em Cancun, o resort da rede entrega conforto, sofisticação e serviço premium, aliado a tudo que o destino oferece: praias de águas claras, sítios arqueológicos, parques naturais, cenotes, cultura maia, grandes eventos e uma vida noturna vibrante. “Um pacote com a cara do público brasileiro que não abre mão de estrutura e diversão”, conclui a operadora.

Paisagens da China

A China atrai cada vez mais brasileiros, e a BWT acompanha essa curva de interesse com roteiros em pequenos grupos, qualidade de operação e curadoria cuidadosa. O programa passa por ícones como a Cidade Proibida, Grande Muralha, Templo do Céu, Guerreiros de Terracota e Templo do Buda de Jade, equilibrando a herança imperial com a modernidade das metrópoles.

Cativa Operadora

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A Cativa Operadora tem como direcionamento estratégico a combinação da oportunidade comercial, preços competitivos e experiências diferenciadas nos roteiros.

Punta Cana

Entre as prioridades da operadora gaúcha está Punta Cana, no Caribe, que voltou a ter tarifas extremamente atrativas, com operações por diversas companhias aéreas e preços mais baixos, sendo uma oportunidade real para os clientes aproveitarem o Caribe com excelente custo-benefício.

Gramado em seu momento de recuperação

No Brasil, a Cativa aposta fortemente em Gramado, que vive um momento importante de recuperação. Após as enchentes no Rio Grande do Sul, o governo e o trade turístico estão investindo para atrair visitantes, e a Cativa se posiciona oferecendo tarifas aéreas especiais até Porto Alegre e condições diferenciadas para estimular essa retomada.

Marrocos com voo direto

No internacional, Marrocos ilustra o olhar da Cativa Operadora para destinos exóticos e culturais. “Apostamos na força da retomada dos voos diretos da Royal Air Maroc, com quatro frequências semanais de voos diretos de São Paulo para Casablanca, criando roteiros completos que incluem experiências únicas como uma noite no deserto”, aponta a empresa.

Grupos com guias desde o Brasil

Também merecem destaque os Grupos com Guia desde o Brasil, pensados para o público acima dos 50 anos e voltados ao Turismo de experiência. Além disso, mais de 50 mil assentos em bloqueios aéreos exclusivos para diversos destinos são parte da estratégia da Cativa para garantir tarifas competitivas em datas estratégicas, sempre facilitando a vida do agente e ampliando seu poder de venda.

CVC

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A CVC se aproveita das condições de negociação do grupo CVC Corp para oferecer ofertas atrativas aos agentes de viagens.

Paraíba

A Paraíba é uma aposta fortíssima da CVC Operadora para as férias dos brasileiros. Estado-sede da próxima convenção da companhia, a Paraíba tem hoje algo próximo de 31 mil leitos, índice que vai subir para 42 mil leitos até 2027, sendo eles de marcas importantes como Tauá, que está construindo um resort com milhares de apartamentos, Acquaí Park, Marriott, Tambaú e a reinauguração do tradicional Ocean Palace. “João Pessoa certamente estará figurando nas primeiras posições em vendas da CVC nos próximos anos, tanto no mercado regional quanto no nacional”, aponta a operadora.

Rota das emoções

A CVC vê a Rota das Emoções como um roteiro que está na moda e ainda vai crescer muito. Por isso a operadora investe consideravelmente na promoção deste produto. Paisagens deslumbrantes como os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara combinam aventura, ecoturismo e cultura local em uma das rotas mais cênicas do Brasil. “Nossa prateleira de Rota das Emoções está bem completa, mas ao mesmo tempo muito disputada”, aponta a operadora, recomendando antecipação aos agentes de viagens.

Serra Gaúcha

Não por acaso este é o destino que percentualmente mais cresceu em julho na CVC. Serra Gaúcha tem sido muito procurado na operadora, pois tem atrações para o brasileiro passar facilmente duas semanas cheias sem enjoar de Gramado, Canela e adjacências. “A CVC tem produtos importantes em toda a serra, como rota do vinho, Maria Fumaça e diversas outras atrações com a nossa cara”, exemplifica a empresa.

Praia, um clássico da CVC

A CVC tem sol e mar como um clássico em sua prateleira desde que foi fundada. E falando de praia, a companhia se coloca como a líder em volume de passageiros a Porto Seguro (BA) e Alagoas, que nos últimos anos ficou em primeiro lugar nas vendas da CVC e em 2025 segue disputando o posto com Pernambuco, outro importante produto de sol e mar da CVC. “Alagoas é um Estado para o qual temos uma forte oferta de assentos, com fretamento na alta temporada saindo de Belo Horizonte, Cuiabá, Campo Grande, Porto Alegre, Londrina (PR), entre outros.”

Orlando e neve no internacional

Orlando deve ser o destino número um da CVC no internacional neste ano. A operadora sempre teve a cidade da Flórida como um de seus principais produtos, mas destaca Orlando em 2025 sobretudo pela inauguração de um novo parque depois de anos, o Universal Epic Universe. A operadora também reforça muita venda para destinos de inverno como Chile, unindo neve ao Atacama, outro produto que demanda especialista.

Diversa Turismo


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A Diversa se posiciona como uma operadora com portfólio global e DNA voltado à curadoria. A empresa do Grupo Arbo foca em parcerias exclusivas e em experiências completas. Veja destaques de produtos:

África de ponta a ponta

Mais do que África do Sul, a Diversa trabalha com experiências por todo continente africano, com foco em um bom custo-benefício e curadoria, abrangendo Botsuana, Etiópia, Namíbia, Quênia, Ruanda, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue. A operadora tem o site exclusivo africa.diversaturismo.com.br, onde apresenta roteiros e promete alto valor agregado. A região desponta como um dos grandes nichos da operadora, impulsionada pelo projeto Diversa by Sense of Africa, feito para oferecer vivências autênticas e conectadas à cultura local.

Chile em alta: neve, deserto e vinhos

O Chile vai muito além de Santiago para a Diversa Turismo. A operadora tem um portfólio que contempla o país de norte a sul: dos resorts de neve em Valle Nevado e Portillo ao Deserto do Atacama, passando por Punta Arenas, Puerto Varas e pelas principais regiões vinícolas.

Resorts no Caribe

O Caribe é um dos carros-chefe da Diversa, com destaque para República Dominicana, Aruba e Jamaica. A Diversa é parceira de alguns dos principais resorts da região — sobretudo os que combinam com o perfil do viajante brasileiro. “Além disso, oferecemos suporte completo ao agente de viagens para promover esses destinos com segurança e personalização”, aponta a operadora.

América do Norte e Copa 2026

Com o projeto Copa 2026, os Estados Unidos — que já estão entre os principais destinos comercializados pela Diversa — ganham ainda mais foco estratégico da empresa do Grupo Arbo. O evento, que mobiliza atenção mundial, impulsiona a criação de produtos sob medida para atender essa demanda. Destinos como Orlando, Miami, Fort Lauderdale e Nova York seguem em alta, ao lado de novos roteiros com foco em experiências culturais, esportivas e viagens em grupo, como Kansas City, Filadélfia e Atlanta — além de opções no México e Canadá, que também sediarão partidas do torneio.

Resorts no Brasil

O Brasil continua sendo um dos destinos mais vendidos pela Diversa, com destaque para a Bahia — especialmente a Linha Verde — e Porto de Galinhas. Os resorts nacionais, em especial os que integram experiências locais com alto padrão de serviços, são pilares estratégicos no portfólio. A operadora aposta em roteiros com aéreo incluso, facilidades de pagamento e suporte total aos agentes de viagens.

EHTL

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Com um foco recente, mas já muito forte no segmento de lazer, a EHTL está investindo na diversidade e qualidade dos seus produtos. “Estamos sempre com foco na experiência do cliente e no apoio comercial aos agentes de viagens. Hoje, o viajante busca viver momentos únicos, com conforto, segurança e personalização. Nossos roteiros refletem esse novo perfil, com lazer acessível, produtos de qualidade, opções variadas para todos os tipos de viajantes e, principalmente, condições comerciais atrativas e alto apelo promocional para os agentes de viagens e parceiros”, aponta a EHTL.

Rota leste canadense

A Rota Leste Canadense é um dos principais circuitos turísticos do Canadá, ligando cidades icônicas como Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec. O roteiro combina cultura, história, gastronomia e paisagens naturais, com destaque para as Cataratas do Niágara e o charme europeu da província do Quebec.

Estados Unidos de Motorhome

Viajar de motorhome pelos Estados Unidos é uma experiência que une liberdade, conforto e paisagens espetaculares, com roteiros famosos como a Rota 66, Costa Oeste e parques nacionais. Ideal para explorar o país no seu ritmo, com infraestrutura preparada para campistas em todo o território.

Resorts no Brasil

Os resorts no Brasil oferecem experiências completas de lazer, gastronomia e descanso em cenários paradisíacos, do litoral nordestino às montanhas do Sul. São ideais para famílias, casais ou grupos, com infraestrutura de alto padrão, sistema all inclusive e atrações para todas as idades.

Flot Viagens

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A estratégia da Flot Operadora é oferecer roteiros cuidadosamente desenhados com a comodidade de grupos acompanhados por guia desde o Brasil. “Nosso compromisso é proporcionar experiências culturais ricas, bem organizadas e inesquecíveis”, aponta a operadora.

Na Europa, raízes e tradições

A Flot investe em roteiros europeus que exploram as raízes e as tradições do continente. Um deles é o de Inglaterra, Escócia e Irlanda, repletos de paisagens encantadoras e cidades históricas. Outro clássico da operadora é o circuito por Portugal de Norte a Sul, com sua deliciosa gastronomia e charme inconfundível. A Flot também ressalta que está vendendo muito roteiros que combinam Suíça com o Norte da Itália, unindo natureza deslumbrante e requinte europeu.

América do Sul de histórias e cenários

Na América do Sul, a Flot desenha roteiros que levam os brasileiros a descobrir a história milenar e os cenários únicos do Peru, e a natureza exuberante e a biodiversidade das Ilhas Galápagos no Equador. Esses são apenas dois destaques da vitrine sul-americana da operadora, que se estende por mais países.

Música dos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, um destaque da prateleira da Flot é uma imersão cultural na Rota da Música do país, visitando Nova Orleans, Memphis e Nashville, berços do jazz, blues e country.

África

Na África a Flot promete roteiros completos pela África do Sul, com safáris e belas paisagens, além de circuitos por Marrocos e Tunísia, onde tradição e modernidade se encontram.

Mediterrâneo

Além dos países clássicos europeus, a Flot destaca ainda Malta, que classifica como uma joia do Mediterrâneo, com sua herança histórica única e belas paisagens litorâneas.

FRT Operadora


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Grupos internacionais completos

Uma das grandes apostas da FRT para 2025 e 2026 são as saídas em grupo com aéreo incluso e acompanhamento exclusivo da equipe FRT. No segundo semestre de 2025, a operadora terá um grupo para a África do Sul, com a promessa de um roteiro que combina o melhor do destino.

Chile - Santiago e deserto do Atacama

A combinação entre Santiago e o Deserto do Atacama é um dos principais produtos da FRT na América do Sul. A operadora desenhou roteiros flexíveis e personalizados com seus parceiros locais e estratégicos no país andino. “É um destino tendência, perfeito para pequenos grupos, casais e também para o público feminino”, aponta a operadora paranaense.

Nordeste

A FRT foi premiada como Top 5 em vendas de alguns dos principais resorts do Nordeste. Isso significa que a operadora conta com toda a região em sua prateleira, mas para o momento ressalta seu trabalho nos produtos Fortaleza com Jericoacoara, e Fernando de Noronha.

Serra Gaúcha, o carro-forte da FRT

A FRT destaca Gramado e Canela como seu principal produto. “Oferece charme, gastronomia, parques temáticos e experiências de inverno e Natal Luz, ideal para famílias, casais e grupos. É um roteiro que vende o ano todo e encanta em qualquer estação”, aponta a empresa.

Foz do Iguaçu

A FRT trabalha forte neste que considera um dos destinos mais completos do Brasil, com natureza exuberante, experiências de compras, cultura trinacional e uma rede hoteleira muito bem-preparada. “É versátil, atende desde grupos escolares até viagens de luxo”, conclui a operadora.

HotelDO

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A HotelDO se coloca como uma empresa que aposta na diversidade, na experiência do cliente e em entregar soluções completas para o agente de viagens.

Orlando com a HotelDO

Orlando é um clássico do portfólio da HotelDO, por ser um destino que une apelo emocional, familiaridade com o público brasileiro e alta demanda ao longo do ano. “Seguimos apostando fortemente na cidade por meio de acordos com as principais locadoras, redes hoteleiras e experiências temáticas, garantindo condições competitivas e uma oferta variada para diferentes perfis de clientes. É também um destino estratégico por permitir vendas combinadas (voo, hotel e carro), aumentando o tíquete médio e a rentabilidade”, aponta a operadora do Grupo Decolar.

Nordeste

Outra região importante para a HotelDO é o Nordeste brasileiro, considerado a alma da operação nacional da companhia. “Alagoas, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte seguem entre os destinos mais procurados do Brasil, e conseguimos entregar uma oferta ampla que vai de hotéis boutique a grandes resorts all inclusive”, aponta a HotelDO. Segundo a companhia, seus roteiros nordestinos são uma aposta permanente, tanto pela sazonalidade positiva quanto pela crescente busca por viagens de curta e média duração. A HotelDO aposta em suas parcerias com players locais para adquirir vantagens exclusivas e condições diferenciadas.

Portugal e Espanha

Na Europa, o destaque vai para Portugal e Espanha por motivos como facilidade de idioma, conectividade aérea e forte presença cultural junto ao público brasileiro. Além de atender tanto o viajante iniciante quanto o mais exigente, esses roteiros permitem combinações multidestinos com excelente custo-benefício, segundo a HotelDO.

Mais insights no Guia de Operadoras PANROTAS 2025

Este parte 1 da matéria de roteiros é parte integrante do Guia de Operadoras PANROTAS 2025, onde você encontra vários outros insights e tendências para o seu negócio.

Você já consegue se adiantar para ler a parte 2 a seguir:



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