Laura Enchioglo   |   18/12/2025 08:38

Mercados de Natal da Europa em 2025 prometem atrair visitantes do mundo todo; veja dicas

Mercados começaram por volta do dia 14 de novembro e se estendem até a última semana de dezembro


cmophoto.net/Unsplash
Destinos tradicionais no Natal reforçam infraestrutura, ampliam espaços e reorganizam circuitos urbanos para acolher um volume crescente de visitantes
Destinos tradicionais no Natal reforçam infraestrutura, ampliam espaços e reorganizam circuitos urbanos para acolher um volume crescente de visitantes

A Kuoni Tumlare, DMC Global parte do grupo JTB, apresenta um overview dos principais Mercados de Natal da Europa em 2025, reunindo a expertise de suas equipes em diversos países do continente. Os mercados geralmente começam por volta do dia 14 de novembro e se estendem até a última semana de dezembro.

Com a retomada da programação completa em dezenas de cidades, destinos tradicionais reforçam infraestrutura, ampliam espaços e reorganizam circuitos urbanos para acolher um volume crescente de visitantes, especialmente grupos.

Descubra os lugares que se destacam na Europa, em uma viagem por países e regiões que celebram o inverno, com informações da Kuoni Tumlare:

Suíça

Na Suíça, os mercados de Natal parecem saídos de um livro de conto de fadas. Zurich ilumina sua Bahnhofstrasse com milhares de luzes; Lucerna oferece chalés decorados às margens do lago; e Montreux traz até o Papai Noel “voando” sobre o lago Léman.

Além dos mercados, a Suíça combina experiências como passeios na neve, chocolates artesanais e trens panorâmicos atravessando paisagens.

França

A região da Alsácia é mundialmente famosa por sua tradição e atmosfera mágica, com destaque para: Estrasburgo, a Capital do Natal, exibe um dos mercados mais antigos do continente; Colmar, com sua arquitetura enxaimel e mercados temáticos; Riquewihr e Eguisheim, que preserva a atmosfera medieval; e Mullhouse, que combina boa gastronomia, roda-gigante e carrossel.

Além disso, Paris, a eterna Cidade Luz, não poderia ficar de fora: os chalés gourmets no Jardin des Tuileries, as vitrines de Natal e o brilho da Champs-Élysées criam um espetáculo inesquecível.

Leste Europeu

Para quem busca intensidade cultural com ótimo preço, o Leste Europeu é o lugar ideal. Praga transforma sua praça medieval em um cenário cinematográfico; Viena mistura realeza e elegância, com seus mercados em frente ao Rathaus e ao Palácio de Schönbrunn; Budapeste completa a experiência com sua gastronomia de inverno.

Estando no Leste Europeu, é impossível não se render à proximidade com a Alemanha, berço dos mercados natalinos. Os alemães são mestres absolutos no Weihnachtsmarkt: chalés de madeira, salsichas grelhadas, o famoso Glühwein, brinquedos artesanais e muita música tradicional.

Destinos imperdíveis incluem Nuremberg, com seu mercado medieval icônico; Munique, a cidade jovem e animada; e Berlim, com dezenas de mercados para todos os estilos.

Escandinávia

Mercados iluminados em meio à neve, design nórdico, gastronomia única e a chance de ver auroras boreais completam o destino da Escandinávia.

Copenhague é único com o mercado no famoso Tivoli Gardens; Estocolmo mistura tradição e modernidade nas feiras de Gamla Stan; Helsinque encanta com artesanato local e atmosfera acolhedora. E claro, não podemos deixar de citar a Lapônia, onde a qualquer época do ano pode-se vivenciar uma experiência autentica natalina. Na Lapônia, está o Santa Claus Village, o endereço oficial do Papai Noel — com escritório, correio, lojas e a famosa linha do Círculo Polar Ártico – e o Santa Park, um parque temático natalino.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4227 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.