Movida

Da Redação   |   18/12/2018 09:01

Natureza de Israel é tema do dia no presstur da Latam; fotos

Presstur da Latam mostra que Israel também é um ótimo destino para ecoturismo e aventura.


Claudio Schapochnik
Jipes 4x4 que fazem passeios turísticos no deserto da Judeia, em Israel
Jipes 4x4 que fazem passeios turísticos no deserto da Judeia, em Israel
Ontem (17) foi o dia de conhecer três atrações que enfatizam Israel também como um ótimo destino de ecoturismo e aventura. O grupo de jornalistas que viajaram no voo inaugural direto entre o Brasil (Guarulhos) e Israel, realizado na semana passada (quarta-feira, dia 12) pela Latam Airlines, passou nesta segunda-feira pelo oásis e Parque Nacional de Ein Gedi, fez uma trilha off-road no deserto da Judeia e tomou banho no Mar Morto.

Antes de seguir para o sul do país, os jornalistas, que estavam em um hotel à beira do Mar da Galileia (Lago Kinneret), conheceram o Yardenit Baptismal Site. Cruzado pelo rio Jordão, a propriedade recebe 500 mil visitantes por ano. Grande parte, que é cristã de várias denominações, vai ao lugar para ser rebatizado.

Não se sabe ao certo o local de verdade, mas o fato é que João batizou Jesus Cristo (Marcos 1:9-11) no rio Jordão (Yarden, hebraico). Daí o motivo de cristãos de todo o mundo visitarem Israel e incluirem na agenda ser rebatizado neste curso d`água.

OÁSIS E OFF ROAD
Logo após Yardenit, o ônibus com os profissionais de imprensa seguiu para o Parque Nacional de Ein Gedi - um verdadeiro oásis no deserto da Judeia e em frente ao Mar Morto.

Em Ein Gedi, que possui ótima infraestrutura para os visitantes, os jornalistas percorreram parte de uma trilha que leva a algumas cachoeiras em pleno deserto. O dia estava muito quente, e vários turistas e alunos de escolas aproveitaram para um banho de água doce e gelada.

No caminho para as quedas d`água, a natureza se revela em altos paredões de pedra, vegetação e diversas espécies de aves.

Depois de Ein Gedi, o grupo seguiu para uma aventura em jipes 4x4 Land Rover por uma trilha no deserto da Judeia. Atividade espetacular: revela a beleza do deserto por meio dos paredões e das formações rochosas de cor ocre com o azul do céu.

A trilha tem a duração de cerca de 1h, com duas paradas. Em uma destas, os jornalistas observaram um grande cânion.

BANHO NO MAR MORTO
O dia se encerrou com o tradicional banho no Mar Morto, o local mais profundo da superfície da Terra: situado a 427 metros abaixo do nível médio dos oceanos.

O grande lago salgado possui comprimento máximo de 50 quilômetros e largura máxima de 18 quilômetros - dados de 2014 - com margem voltada à Jordânia, a Israel e à Cisjordânia. Por causa do tempo, o Mar Morto continua recuando e teme-se que, num futuro não muito distante, se nada for feito, vai secar de vez.

Por causa da altíssima concentração de sal e outros minerais (30 g a 35 g por 100 ml de água), não há vida por lá - daí o nome. Também por causa desta característica, não dá para afundar.

Os jornalistas tomaram banho próximo ao hotel onde estão hospedados (Leonardo Inn) e utilizaram a lama do Mar Morto.

Amanhã (terça-feira, dia 18), o grupo vai conhecer a Fortaleza de Massada e depois seguir para a capital de Israel, Jerusalém.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Latam Airlines e do Escritório de Turismo de Israel no Brasil, com seguro de viagem Vital Card

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias