Thelma Lavagnoli   |   24/07/2019 10:18   |   Atualizada em 24/07/2019 11:15

África do Sul promove evento para discutir vivência do viajante negro

Órgão Oficial do Turismo da África do Sul, representado pela TI Comunicações, promoveu o Fórum O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo


Filip Calixto
Tati Isler, representante do Turismo da África do Sul, responsável pela organização do evento
Tati Isler, representante do Turismo da África do Sul, responsável pela organização do evento

Na noite desta terça-feira (23), o órgão oficial do Turismo da África do Sul, representado na América do Sul pela TI Comunicações, promoveu o fórum "O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo”, que reuniu cerca de 150 pessoas em São Paulo, no Unibes Cultural. Foi uma noite para debate sobre a vivência do viajante negro pelo mundo e iniciativas que visam promover a negritude tanto como público consumidor quanto fornecedor de experiências turísticas - neste aspecto foi citado a visita aos quilombos, por exemplo.

Durante a noite, foram três mesas com diferentes temas ligados a negritude, além de um show de músicas africanas para encerrar. A curadoria do evento ficou a cargo da turismóloga Thainá Santos, que promoveu momentos para refletir, por exemplo, sobre as possibilidades de reconexão dos afro-brasileiros com o continente africano através do Turismo.

"Eu queria ver uma plateia preta e foi o que aconteceu aqui, pessoas negras falando sobre Turismo. Nossa estrutura hoje em sociedade não permite que algumas pessoas acessem certos lugares, sobretudo ter oportunidade de viajar. É legal, mesmo para quem nunca viajou, pensar em começar a viajar, e por que não começar pela África do Sul?", explica Thainá, responsável também pela curadoria da segunda edição do encontro, que acontecerá amanhã (quinta-feira, dia 25), em Salvador. Ainda há vagas com inscrições gratuitas.


Filip Calixto
Turismóloga e curadora do evento,. Thainá Santos na abertura
Turismóloga e curadora do evento,. Thainá Santos na abertura
Conteúdo
Nataly Neri, youtuber do canal Afros e Afins, Kauê Silveira, do Hypeness, e Diego Mouro, artista visual e muralista, participaram do painel que encerrou a noite: “O que é a África do Sul pra você?”. Neste momento, eles falaram sobre suas experiências e Neri, por exemplo, ressaltou como o País tem roteiros focados em Turismo Político, com atrações ligadas a Mandela e a resistência dos negro durante o Aparthaid.


Filip Calixto
Fórum reuniu cerca de 150 pessoas
Fórum reuniu cerca de 150 pessoas

Ainda aconteceram outros dois painéis: “Turismo e Relações Étnico-Raciais” e “Turismo e a Experiência Afrocentrada no Brasil”. O primeiro deles trouxe Denise Rodrigues e Vanderleia Ricardo, ambas mestrandas de Turismo - EACH USP e com estudos ligados ao afroturismo. As duas falaram sobre como viajar pode ser um momento de reconexão com nós mesmos para conhecer nossa ancestralidade. Por outro lado, também comentaram momentos em que o racismo foi extremamente prejudicial para suas vivências como viajantes. Inclusive, um dos pontos altos da discussão foi sobre como as empresas precisam estar preparadas para atender as especificidades de um viajante negro e explicar, por exemplo, como é o racismo no destino escolhido.

Já no painel “Turismo e a Experiência Afrocentrada no Brasil”, as convidadas Solange Barbosa (Rota da Liberdade), Liliane Jacintho (Plana - Turismo de Experiência) e Belisa Amaral (Bitonga Travel) falaram sobre suas vivências.

Barbosa, especificamente, é uma das responsáveis por formatar produtos turísticos ligados às comunidades negras, os quilombos do Vale do Paraíba, por exemplo. "Minha grande preocupação é que os turistas cheguem com respeito aos locais", explica. Neste ponto, a profissional levantou questionamentos sobre como o Turismo pode ajudar a comunidade. São pessoas dispostas a abrir suas "casas" para receber os visitantes", explica.

Liliane complementou que o Turismo transforma o viajante, mas esse indivíduo também transforma o local visitado: "É preciso ter cuidado para que roteiros não sejam safáris e os visitantes não tenham um caráter colonizador nestes locais".

Veja álbum com os destaques da noite




Tópicos relacionados