Juliana Monaco   |   04/12/2020 14:42

Resiliência e confiança são a chave para o agente de viagens em 2021

O Salvador Experience ressaltou que os agentes de viagens devem ser resilientes e instigar a confiança


Painel com Roberto Sanches, Rodrigo Vieira, Adriana Fredericce, Claiton Armelin, Ronnie Corrêa e Aldo Leone
Painel com Roberto Sanches, Rodrigo Vieira, Adriana Fredericce, Claiton Armelin, Ronnie Corrêa e Aldo Leone
Durante o ano de 2020, as operadoras e o mercado do Turismo em geral enfrentaram grandes desafios com a chegada da pandemia de covid-19. No entanto, algumas empresas já observam um crescimento nas vendas nos últimos meses. A Diversa Turismo, por exemplo, registrou um aumento de 50% nas vendas em relação ao ano passado, enquanto a CVC atingiu, em outubro, 75% das vendas de destinos nacionais do mesmo período de 2019.

Para falar sobre a recuperação do setor e as perspectivas para 2021, o Salvador Experience – Turismo 360° promoveu um painel nesta sexta-feira (4), com mediação de Rodrigo Vieira, coordenador de Redação da PANROTAS, e participação de Adriana Fredericce, da Diversa Turismo; Aldo Leone, da Agaxtur; Roberto Sanches, da Orinter; Ronnie Corrêa, da Abreutur; e Claiton Armelin, da CVC.

DOMÉSTICO EM EVIDÊNCIA

Grande parte desse crescimento se deve à ascensão do Turismo doméstico, que ganhou ainda mais força com os efeitos da pandemia. Para os convidados, o momento é de resiliência e confiança. “Temos que ser positivos e resilientes como sempre fomos. O Brasil está no nosso sangue. A pandemia fez com que voltássemos às nossas origens e valorizássemos o Turismo nacional”, ressaltou Leone.

Claiton Armelin, da CVC
Claiton Armelin, da CVC
Apesar da tendência dos destinos regionais e de curta distância, Armelin ressalta que é preciso olhar para os destinos de longa distância dentro do Brasil para incentivar a retomada. “A CVC sempre apostou, durante todos esses anos, no Turismo nacional e está sendo uma grande protagonista neste momento de retomada. Nós apostamos nas viagens ‘curtinhas’, mas também temos que apostar nas viagens ‘longuinhas’, pois a hotelaria não vive só da hospedagem dos finais de semana”, disse.

Por ser um dos destinos com maior oferta e conectividade aérea, Salvador está no top 10 destinos no Brasil da Abreutur. “Tivemos um aumento muito grande na procura por destinos nacionais como um todo e um número maior de novas agências nos procurando. Mas mesmo com estrutura, tivemos que reinventar as ofertas e aumentar o leque de destinos que priorizam a natureza e o bem-estar. E Salvador entra nessa lista como um dos ícones do Brasil, talvez até mesmo o maior”, revelou Corrêa.

CONFIANÇA: PALAVRA CHAVE PARA 2021


Adriana Fredericce, da Diversa Turismo
Adriana Fredericce, da Diversa Turismo
Para Adriana Fredericce, o agente de viagens busca a confiança nas grandes empresas do setor, já que o momento atual exige apoio. “Hoje ele quer apostar as fichas em uma empresa que traga solidez. Nesse momento, o agente precisa do nosso apoio e de preços competitivos. Essa pandemia trouxe esse novo modelo virtual e nos mostrou o quanto podemos apoiar os agentes de diversas formas”, disse.

Além da confiança entre os agentes e fornecedores, é preciso oferecer esse sentimento aos turistas. “A grande questão é que o Turismo precisa transmitir confiança na questão dos protocolos e no método de viagem. O trade precisa mostrar que, caso aconteça alguma coisa, o passageiro terá flexibilização para remarcar sua viagem. Transmitir confiança na hora da aquisição do pacote é muito importante, até mais do que a criatividade”, destacou Sanches.

Essa confiança, em parte, será facilitada pela importância do agente de viagens no pós-pandemia. “Os agentes estão tendo uma oportunidade única de poder ter contato com o cliente que estava comprando on-line. Muita gente migrou de volta para o agente porque agora entende que precisa de um aconselhamento melhor para tomar uma decisão. O agente ganhou muita relevância e é uma oportunidade que não podemos desperdiçar”, ressaltou Corrêa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Colaboração para o Portal PANROTAS

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!