Juliana Monaco   |   04/12/2020 12:57   |   Atualizada em 04/12/2020 13:08

Salvador é um dos destinos preferidos para o pós-pandemia

Um dos painéis do Salvador Experience abordou o comportamento do viajante e as tendências em 2021

O comportamento do viajante e as tendências de viagens no pós-pandemia foram tema de um dos painéis nesta sexta-feira (4) do Salvador Experience – Turismo 360°, realizado pela Prefeitura de Salvador. De acordo com Carolina Haro, fundadora e sócia-diretora da Mapie Consultoria e do TRVL LAB, 75% dos brasileiros pretendem viajar assim que a pandemia passar. “O brasileiro é apaixonado por viajar, até mais do que outros povos. Neste período de pandemia, notamos que 90% dos brasileiros reservaram uma parte de seu orçamento para as viagens”, ressaltou.

Carolina Haro, da Mapie Consultoria
Carolina Haro, da Mapie Consultoria
Entre os brasileiros que já planejam viajar em 2021, Salvador aparece como um dos destinos preferidos, já que combina praia, atrativos culturais e experiências. “É uma cidade, que como poucas, consegue oferecer esse conjunto de atributos de uma forma muito plena. Esse brasileiro que é apaixonado por viajar vai buscar nesse período pós-pandemia, principalmente, destinos em que ele possa encontrar esses atributos, e Salvador é o local ideal”, explicou Carolina.

TENDÊNCIAS NO PÓS-PANDEMIA

Uma das tendências de viagens para o pós-pandemia é a diminuição da sazonalidade, motivada, principalmente, pela mudança dos hábitos profissionais. “A pandemia trouxe uma série de novos hábitos, incluindo uma transformação profunda na forma de trabalhar, o que terá um grande impacto nas férias e nas viagens. Famílias não viajarão apenas nas férias escolares, mas em qualquer época do ano. Por isso, vamos ver viagens sem rótulo com muito mais frequência”, disse Carolina.

Outro destaque é o papel do agente de viagens, que terá grande importância no atendimento ao viajante. Segundo os dados da Mapie e do TRVL LAB, em pesquisa com apoio da ELO, o agente de viagens aparece em segundo lugar como o canal favorito para as reservas, atrás apenas das reservas diretas. “Esse papel de curadoria do agente de viagens vai ser ainda mais fortalecido e talvez signifique até a fidelização do cliente a longo prazo. Para isso, é fundamental que ele esteja bem informado e se torne um verdadeiro especialista do destino”, ressaltou Carolina.

Além de orientar sobre o destino, o agente de viagens deve transmitir confiança ao turista e informar quais são os cuidados que ele deve ter em sua viagem. Isso porque 70% dos viajantes vão avaliar os protocolos adotados pelos estabelecimentos antes de tomar uma decisão. “Para que a gente tenha uma retomada sólida, precisamos transmitir confiança para o turista, que está estritamente associada aos protocolos e aos cuidados com a higiene e segurança. Na pesquisa, observamos que o principal receio dos viajantes é em relação à segurança da família, seguido do receio de que a experiência não seja boa”, revelou.

A digitalização do Turismo é outra tendência acelerada pela pandemia. Para Carolina, é fundamental que o agente de viagens a utilize a seu favor, como forma de ajudar o turista em sua jornada. “Essa jornada digital vai ser intensificada sempre com o objetivo de simplificar a vida do turista e não para criar mais uma burocracia. O agente precisa olhar para a oferta de serviços e entender como ele pode garantir uma curadoria e facilitar a jornada ao mesmo tempo”, disse.

Com os dados da Mapie e TRVL LAB, Carolina ressalta que a retomada do Turismo será rápida e que destinos como Salvador vão voltar muito fortalecidos. “Vamos ter uma retomada muito forte, talvez até sem precedentes. Vamos ver, no médio e longo prazo, o Turismo nacional e regional sendo a principal tendência de viagens pelos próximos dois, três anos”, finalizou.

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