Filip Calixto   |   22/03/2022 10:30   |   Atualizada em 22/03/2022 10:35

ExpoRio Turismo apresenta programação de palestras

Evento também tem capacitações gratuitas previstas para os quatro dias de atividades

Evento promovido pela Setur-RJ (Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro) e pela TurisRio, entre os dias 24 e 27 de março, a ExpoRio Turismo apresentou a programação de palestras e capacitações gratuitas previstas para os quatro dias de atividades no Jockey Club Brasileiro. Os painéis acontecerão no auditório do Espaço Fecomercio/Sesc/Senac, com a presença de especialistas e técnicos da área de Turismo.

Divulgação/Leandro Bertholini
Os painéis acontecerão no auditório do Espaço Fecomércio/Sesc/Senac, no Jockey Club, entre os dias 24 e 27 de março
Os painéis acontecerão no auditório do Espaço Fecomércio/Sesc/Senac, no Jockey Club, entre os dias 24 e 27 de março
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressalta que o Estado do Rio de Janeiro vem trilhando um caminho vitorioso na retomada das atividades e as capacitações dentro do maior evento do Turismo fluminense é mais uma ação que contribui para o sucesso do setor na retomada.

"Tenho certeza de que juntos somos mais fortes. Essa é a ideia principal das palestras e capacitações previstas na ExpoRio Turismo. Trocar experiências, fazer parcerias, acertar roteiros, conhecer casos de sucesso e fortalecer o aprendizado por meio de encontros e debates são fundamentais para o entrosamento dos envolvidos e, consequentemente, para o fortalecimento do Turismo nas 92 cidades fluminenses”, ressalta o secretário.

VEJA A SEGUIR OS PRINCIPAIS DESTAQUES DE CADA DIA
Dia 24 de março
No primeiro dia, as palestras começam durante a tarde, por volta das 16h30, com o painel “Sesc convida IFEC: Turismo do Estado em números”. Na ocasião, serão apresentados dados relevantes sobre o Turismo, levantados pelo Instituto Fecomercio de Pesquisas e Análises (IFEC RJ).

Em seguida, às 17h30, será apresentada a palestra “Destinos Hospitaleiros”, ministrada pelo professor Gustavo Araújo, mestre em Desenvolvimento Local e coordenador do curso de graduação em Hotelaria do Senac RJ.

Durante a noite, às 20h, será a vez da mesa de debates “Eventos e turismo no estado do Rio de Janeiro: desafios e promoções”, com a participação de diversos especialistas da área dos grandes eventos. Neste mesmo dia 24, na parte da manhã, estão previstas ainda atividades voltadas ao trade, com as reuniões do Conselho Estadual de Turismo e do Conselho Estadual de Segurança Turística.

Dia 25 de março
O dia 25 de março começa com o seminário “Reage Rio: O Turismo no Pós-Pandemia” e o encontro comercial "O Rio é de Vocês", ambos apenas com a participação do trade turístico. O “Reage Rio” é promovido pelos jornais O Globo e Extra, que trazem um painel para debater a flexibilização das medidas sanitárias com a presença de autoridades e especialistas. A ideia é discutir os aprendizados e os desafios que a retomada das atividades trouxe para o Turismo no Estado. Na ocasião, Tutuca participa do painel ao lado de outros convidados do trade.

Durante a tarde, a programação continua, às 16h30, com a palestra “Novos Hábitos de Consumo no Turismo”. Em seguida, às 17h30, o painel “De jovem aprendiz a competidor internacional - A trajetória de Lucas Feliciano, o brasileiro que representará o Brasil na China na World Skills”.

Ainda no dia 25, estão previstas no período da noite (das 18h às 20h), três mesas de debates: “Um passeio cultural pelo Subúrbio, Lapa e Vale do Café – turismo e diversidade no estado do Rio de Janeiro”; “Legalização de jogos: interferências no turismo” e “Rio, capital do voo livre no Brasil – história e importância para o turismo”.

Dia 26 de março
No sábado (26) as atividades começam mais cedo, já que o evento tem a abertura dos portões ao público às 14h. Neste dia, estão previstos os painéis “Inovação em Produtos Turísticos”, às 14h30; “Férias Imperdíveis - Um Relato de Experiência de Pessoas com deficiência”, às 15h30; “Turismo e a Nova Era do Atendimento”, às 16h30 e “Artesanato - um Elo importante da Cadeia Produtiva do Turismo (Sebrae)”, às 17h30;

À noite, será a vez dos temas “A indústria do entretenimento em tempos de pós-pandemia: a força do Carnaval”, às 18h30, além da mesa de debates “Contemporaneidades e novas demandas do Turismo: casamento, LGBTQI+, Pet Friendly e Inovação”, encerrando a programação, às 19h10.

Dia 27 de março
O último dia do evento também será movimentado no auditório Fecomercio/Sesc/Senac, com a abertura da palestra sobre “Turismo Religioso”, às 14h30, ministrada pelo padre Omar, reitor do santuário Cristo Redentor. Em seguida, os painéis “Turismo virtual e a reinvenção do Turismo Social do Sesc RJ na pandemia” e “Turismo Social e sustentabilidade - Case Clube da Caminhada e Projeto Plogging” agitam as ações previstas durante a tarde.

À noite, será a vez das três mesas de debates (das 18h às 20h): “A Gastronomia como experiência turística”; “Petrópolis: a retomada da Cidade Imperial” e “Turismo, Café, Cachaça e Cerveja”, encerrando a programação. A ExpoRio Turismo tem como público-alvo profissionais do setor, estudantes, turistas e a população em geral. A entrada é gratuita, com inscrições pelo link: bit.ly/exporioturismo.

Tópicos relacionados