Plano Brasis! Conheça os principais pontos e metas do novo Plano de Marketing Turístico
A meta é atingir 8,1 milhões de turistas internacionais por ano até 2027, movimentando US$ 8,2 bilhões

RIO DE JANEIRO - O lançamento oficial do novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, que passa a servir como diretriz para as ações promocionais da Embratur até 2028, acaba de acontecer, no Museu do Amanhã (RJ). A proposta é tornar o País mais competitivo globalmente, explorando nichos como Turismo de natureza, cultural, gastronômico, LGBTQIA+, étnico e de aventura.
O novo plano, elaborado pela Embratur com o apoio do Conselho Nacional de Turismo e das 27 Unidades da Federação, estabelece metas, ações, objetivos e tarefas claras para órgãos públicos e parceiros privados. Ele também integra o Plano Nacional do Turismo 2024–2027 e visa posicionar o Brasil entre os principais destinos turísticos do mundo.
Entre as novidades está a obrigatoriedade de que os estandes brasileiros em grandes feiras internacionais sigam um padrão definido pela nova estratégia. O plano busca ainda consolidar o Brasil como um destino diverso, sustentável, autêntico e inovador. Ele está ancorado em pilares como inteligência de mercado, estímulo a negócios e conexões emocionais com o turista.

A meta é superar os 6,77 milhões de visitantes estrangeiros recebidos em 2024 e alcançar mais de 8 milhões até 2027.
Objetivos e fundamentos do novo Plano de Marketing Turístico
- Reposicionar o Brasil no mercado internacional como destino turístico competitivo, sustentável, diverso e inovador.
- Aumentar o número de turistas internacionais e o valor das divisas geradas pelo setor.
- Alinhamento com o Plano Nacional de Turismo 2024–2027.
- Visão orientada por cinco pilares: futuro sustentável; inovação contínua; conexões autênticas; inteligência de mercado; e stímulo a negócios
Resultados e Cenário Atual
- 6,77 milhões de turistas internacionais em 2024 (recorde histórico).
- US$ 7,34 bilhões em receitas cambiais.
- 147 mil empregos gerados no turismo.
- O turismo representa 7,8% do PIB brasileiro.
- 97% das empresas do setor são micro ou pequenas.
Direcionadores Estratégicos
- Mensagem central: “Brasil, único. Mas muito além de um só.”
- Tom de voz: inspirador e emocional
- Destaques de comunicação: Sustentabilidade; Responsabilidade social; Diversidade; Ecoturismo e turismo de aventura; Experiências autênticas; Cultura vibrante e hospitalidade
Eixos de posicionamento
- O Brasil vai muito além das praias e da Amazônia.
- O Brasil tem um clima solar e alegre, que vai além do carnaval.
- A cultura do Brasil é única porque é plural e diversa.
Mercados Prioritários
Organizados em quatro categorias:
- Consolidados (ex: Argentina, Chile)
- Essenciais (ex: EUA, França, Alemanha)
- De crescimento (ex: Colômbia, Itália, México)
- De oportunidade (ex: Japão, China, África do Sul)
Abordagens de Ação
- 90°: trade (B2B) apenas.
- 180°: trade + imprensa (PR).
- 360°: trade + imprensa + consumidor final (B2B, B2C e PR).
- Oportunidade: ações pontuais conforme eventos (ex: novos voos ou acordos de vistos).
Segmentos e experiências prioritárias
- Natureza e biodiversidade
- Cultura e festas populares
- Turismo de bem-estar e aventura
- Gastronomia e economia criativa
- Turismo sustentável e regenerativo
Metas até 2027
- 8,1 milhões de turistas internacionais por ano.
- US$ 8,2 bilhões em receitas cambiais.
- Superar a marca de 2 dígitos de milhões de turistas estrangeiros nos anos seguintes.
