Pedro Menezes   |   19/05/2025 12:17
Atualizada em 19/05/2025 12:26

Plano Brasis! Conheça os principais pontos e metas do novo Plano de Marketing Turístico

A meta é atingir 8,1 milhões de turistas internacionais por ano até 2027, movimentando US$ 8,2 bilhões

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O novo plano, elaborado pela Embratur com o apoio do Conselho Nacional de Turismo e das 27 Unidades da Federação, estabelece metas, ações, objetivos e tarefas claras para órgãos públicos e parceiros privados
O novo plano, elaborado pela Embratur com o apoio do Conselho Nacional de Turismo e das 27 Unidades da Federação, estabelece metas, ações, objetivos e tarefas claras para órgãos públicos e parceiros privados

RIO DE JANEIRO - O lançamento oficial do novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, que passa a servir como diretriz para as ações promocionais da Embratur até 2028, acaba de acontecer, no Museu do Amanhã (RJ). A proposta é tornar o País mais competitivo globalmente, explorando nichos como Turismo de natureza, cultural, gastronômico, LGBTQIA+, étnico e de aventura.

O novo plano, elaborado pela Embratur com o apoio do Conselho Nacional de Turismo e das 27 Unidades da Federação, estabelece metas, ações, objetivos e tarefas claras para órgãos públicos e parceiros privados. Ele também integra o Plano Nacional do Turismo 2024–2027 e visa posicionar o Brasil entre os principais destinos turísticos do mundo.

Entre as novidades está a obrigatoriedade de que os estandes brasileiros em grandes feiras internacionais sigam um padrão definido pela nova estratégia. O plano busca ainda consolidar o Brasil como um destino diverso, sustentável, autêntico e inovador. Ele está ancorado em pilares como inteligência de mercado, estímulo a negócios e conexões emocionais com o turista.

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Plano dividiu os principais mercados emissores de Turistas no Brasil
Plano dividiu os principais mercados emissores de Turistas no Brasil

A meta é superar os 6,77 milhões de visitantes estrangeiros recebidos em 2024 e alcançar mais de 8 milhões até 2027.

Objetivos e fundamentos do novo Plano de Marketing Turístico

  • Reposicionar o Brasil no mercado internacional como destino turístico competitivo, sustentável, diverso e inovador.
  • Aumentar o número de turistas internacionais e o valor das divisas geradas pelo setor.
  • Alinhamento com o Plano Nacional de Turismo 2024–2027.
  • Visão orientada por cinco pilares: futuro sustentável; inovação contínua; conexões autênticas; inteligência de mercado; e stímulo a negócios

Resultados e Cenário Atual

  • 6,77 milhões de turistas internacionais em 2024 (recorde histórico).
  • US$ 7,34 bilhões em receitas cambiais.
  • 147 mil empregos gerados no turismo.
  • O turismo representa 7,8% do PIB brasileiro.
  • 97% das empresas do setor são micro ou pequenas.

Direcionadores Estratégicos

  • Mensagem central: “Brasil, único. Mas muito além de um só.”
  • Tom de voz: inspirador e emocional
  • Destaques de comunicação: Sustentabilidade; Responsabilidade social; Diversidade; Ecoturismo e turismo de aventura; Experiências autênticas; Cultura vibrante e hospitalidade

Eixos de posicionamento

  • O Brasil vai muito além das praias e da Amazônia.
  • O Brasil tem um clima solar e alegre, que vai além do carnaval.
  • A cultura do Brasil é única porque é plural e diversa.

Mercados Prioritários

Organizados em quatro categorias:

  • Consolidados (ex: Argentina, Chile)
  • Essenciais (ex: EUA, França, Alemanha)
  • De crescimento (ex: Colômbia, Itália, México)
  • De oportunidade (ex: Japão, China, África do Sul)

Abordagens de Ação

  • 90°: trade (B2B) apenas.
  • 180°: trade + imprensa (PR).
  • 360°: trade + imprensa + consumidor final (B2B, B2C e PR).
  • Oportunidade: ações pontuais conforme eventos (ex: novos voos ou acordos de vistos).

Segmentos e experiências prioritárias

  • Natureza e biodiversidade
  • Cultura e festas populares
  • Turismo de bem-estar e aventura
  • Gastronomia e economia criativa
  • Turismo sustentável e regenerativo

Metas até 2027

  • 8,1 milhões de turistas internacionais por ano.
  • US$ 8,2 bilhões em receitas cambiais.
  • Superar a marca de 2 dígitos de milhões de turistas estrangeiros nos anos seguintes.
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