Pedro Menezes   |   19/05/2025 11:45
Atualizada em 19/05/2025 12:50

OFICIAL! Embratur lança Plano de Marketing Turístico na abertura do Visit Brasil Summit

Evento debaterá os rumos da promoção internacional do Brasil como destino turístico entre hoje e amanhã

PANROTAS / Pedro Menezes
Celso Sabino, ministro do Turismo, na abertura do Visit Brasil Summit
Celso Sabino, ministro do Turismo, na abertura do Visit Brasil Summit

RIO DE JANEIRO - O Museu do Amanhã (RJ) acaba de ser palco da cerimônia de abertura do Visit Brasil Summit, evento inédito que reúne especialistas, representantes governamentais, líderes do mercado, empreendedores e acadêmicos para debater os rumos da promoção internacional do Brasil como destino turístico.

Veja a programação completa do evento aqui

Entre hoje (19) e amanhã (20), o evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Sebrae, contará com palestras, painéis, oficinas e momentos de networking. Entre os convidados, pesquisadores renomados, representantes de destinos nacionais, CEOs de operadoras e plataformas de viagens, além de nomes ligados à inovação e economia criativa.

PANROTAS / Pedro Menezes
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A abertura oficial do evento recebeu diversas autoridades, como o anfitrião e presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e representantes dos ministérios do Turismo, das Relações Exteriores, da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, estão previstas participações de ilustres personalidades e influenciadores do setor que têm atuado diretamente na projeção da imagem do Brasil no exterior.

"O Turismo é a grande ferramenta do século 21 para gerar emprego e alegria. E é esse Brasil que queremos deixar para nossos filhos e netos. É uma história de avanço. Não foi fácil assumir a Embratur e ver onde chegamos hoje. Por isso, este momento é de celebração, com números extraordinários dos quais temos muito orgulho. O ano de 2025 mostra não apenas o que podemos fazer, mas o que já fizemos. Chegamos a 4,4 milhões de turistas nos primeiros quatro meses do ano — um crescimento de 51% em relação ao mesmo período de 2024. Nenhum país no mundo teve esse desempenho. Tem algo muito certo acontecendo com o nosso país"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou números do Turismo internacional e revelou que a receita no setor já se aproxima da receita proveniente da produção de soja. No entanto, ele cita uma grande diferença: enquanto a soja precisa abrir campo para crescer, o Turismo preserva.

"Todos sabemos que o Brasil se transformou no terceiro maior produtor de alimentos do mundo, e estamos próximos dos números da soja. Mas tem uma diferença: a produção de soja precisa abrir campo, muitas vezes invadir a floresta, gera passivo ambiental em várias ocasiões e emprega cerca de um milhão de pessoas. Já o Turismo, ao contrário, planta a árvore, quer preservar o rio, quer preservar a floresta — e tem gerado mais de 7 milhões e meio de empregos em todo o País"

Celso Sabino, ministro do Turismo
PANROTAS / Pedro Menezes
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, por sua vez, revelou que, quando a gente fala de Turismo internacional, é importante lembrar que o Rio ainda é a imagem do Brasil lá fora — com muito orgulho disso. Ele lembra que é fundamental que todos os nossos visitantes aqui entendam isso.

"Quando falamos com tanto orgulho da nossa cidade, é porque temos muita honra em representar o que significa esse país tão diverso, tão amplo, feito de tantos Brasils, de tantos lugares especiais. E é inacreditável que, com todo esse potencial que temos, com tudo o que representa a indústria do Turismo como atividade econômica, como geradora de empregos, a gente tenha demorado tanto tempo para voltar a ter um plano de marketing, um plano de turismo atualizado. Um plano que permita vender esse pacote, empacotar para o mundo todas as belezas e maravilhas desse Brasil de tantos Brasis"

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro

Novo Plano de Marketing Turístico é oficialmente lançado

PANROTAS / Pedro Menezes
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Décio Lima, presidente do Sebrae, e Celso Sabino, ministro do Turismo assinam a portaria que institui o Plano Brasis
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Décio Lima, presidente do Sebrae, e Celso Sabino, ministro do Turismo assinam a portaria que institui o Plano Brasis

O momento mais aguardado não poderia ser outro: o lançamento oficial do novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, que passa a servir como diretriz para as ações promocionais da Embratur até 2028. A proposta é tornar o País mais competitivo globalmente, explorando nichos como Turismo de natureza, cultural, gastronômico, LGBTQIA+, étnico e de aventura.

“Hoje lançamos com muito orgulho o novo Plano de Marketing Nacional. O Brasil é um destino que merece ser visitado, que nos enche de orgulho e que dialoga com a cultura, a natureza, a gastronomia e, acima de tudo, com a diversidade. O plano se chama ‘Brasis' porque depois de 20 anos sem um plano nacional de Turismo, voltamos a afirmar que o Brasil é um só, com uma diversidade imensa — e essa diversidade é a nossa maior identidade. Temos muito orgulho deste país e muita história para contar"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

"E, nesse sentido, a Embratur convoca o Brasil inteiro para participar. "Em 20 anos (desde o lançamento do último plano), muita coisa acontece — e este plano precisa ser compreendido como um projeto de País, para gerar emprego, renda e classificar a sustentabilidade não como opção, mas como necessidade. O turismo é decisivo, é solução. Por isso, temos este plano: para criar um produto organizado, inclusivo, participativo", completou Freixo.

PANROTAS / Pedro Menezes
Autoridades com o novo Plano de Marketing Turístico do Brasil
Autoridades com o novo Plano de Marketing Turístico do Brasil

O lançamento oficial aconteceu com a assinatura de uma portaria pelo ministro Celso Sabino para que o plano se torne oficial por lei. Além dele, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Decio Lima, presidente do Sebrae, também assinaram o documento oficial.

"O Plano Nacional do Desenvolvimento do Turismo prevê metas como objetivos, ações e até tarefas que os entes públicos governamentais e os entes privados parceiros deverão cumprir para que nós possamos colocar o Brasil no lugar onde queremos no turismo. E nós colocamos o desenvolvimento desse plano de marketing que, como já disse, há 20 anos não existia no turismo internacional. Neste plano, quem vier nos suceder terá que obedecer regras de promoção em todas as ações"

Celso Sabino, ministro do Turismo

Ainda segundo Sabino, o novo plano de marketing da promoção internacional do Brasil vai colocar o destino em outro patamar de comunicação e de apresentação dos atrativos turísticos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados