Sai Aquarela, entra Brasis! Embratur lança novo Plano de Marketing Turístico
Plano Brasis chega com toda a moral para suceder o histórico Plano Aquarela, lançado há 21 anos

A Embratur lança, na próxima segunda-feira (19), no Museu do Amanhã (RJ), o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, válido para o período de 2025 a 2028. A cerimônia acontecerá logo no primeiro dia de Visit Brasil Summit, evento inédito que marca uma nova fase da promoção internacional do turismo brasileiro.
Fruto de uma construção coletiva liderada pela Embratur em parceria com o Sebrae, o Plano Brasis chega com toda a moral para suceder o histórico Plano Aquarela, lançado em 2004, exatos 21 anos depois. Com foco em reposicionar e fortalecer a identidade do Brasil no exterior, a estratégia busca ampliar a presença dos destinos nacionais no cenário global, com inovação, brasilidade e inclusão.
Principais objetivos do novo Plano de Marketing Turístico Internacional |
Alavancar a imagem turística do Brasil no exterior |
Aumentar o número de turistas internacionais e a receita gerada |
Promover uma distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico do País |
Fortalecer a gestão dos atores do setor e ampliar a competitividade internacional |
A nova estratégia de promoção turística pretende apresentar o Brasil como um país único em sua diversidade, ressaltando sua dimensão continental, pluralidade cultural, riqueza histórica e ambiental.
É por conta disso que o novo Plano de Marketing se chamará Plano Brasis, com Brasil no plural mesmo, justamente pelos inúmeros "Brasis" que podem ser descobertos neste país continental em que vivemos. O novo nome foi primeiramente publicado pelo jornal O Globo e confirmado pelo Portal PANROTAS.
Para Freixo, trata-se de um compromisso com o futuro do Brasil no âmbito internacional.
“Não é um plano do governo federal. É um plano do Brasil como destino. As cidades e estados podem se apropriar dele, adaptando-o às suas realidades locais e usando os instrumentos disponíveis para se promoverem internacionalmente”, explicou Freixo ao Portal PANROTAS. “Nas últimas décadas o mundo mudou muito. Sobretudo o perfil do turista internacional. O novo plano é uma visão e um compromisso do País com o futuro. Queremos posicionar o Brasil no cenário turístico internacional com inovação, criatividade e ainda mais brasilidade”, completou
Segundo ele, o plano foi concebido não apenas como uma diretriz federal, mas como uma ferramenta aberta e adaptável a Estados e municípios, desde grandes capitais até cidades de pequeno porte que buscam consolidar sua presença no mapa do turismo global.
Parceria com o Sebrae e apoio ao empreendedorismo

A parceria com o Sebrae garante a inclusão de micro e pequenos negócios na estratégia. Atualmente, mais de 95% das empresas do setor de Turismo no Brasil são de microempreendedores individuais ou de micro e pequenas empresas. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o novo plano também reforça o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social do País.
“Ao lançar esse plano, Embratur e Sebrae mostram a importância estratégica do setor para a economia. O Turismo voltou com o presidente Lula, e a marca Brasil está em todos os lugares. O empreendedorismo está presente nas atividades culturais, no comércio, na produção criativa e nas agências de viagem, gerando oportunidades e inclusão”, afirmou Décio Lima, presidente do Sebrae.
“Estamos há 20 anos sem um plano de marketing. O último foi em 2004. Desde então, o mundo mudou: mudaram as linguagens, os destinos, a comunicação e as gerações. O plano e o evento simbolizam essa modernização da imagem do Brasil no Exterior. A expectativa é altíssima. Estamos felizes e certos de que esse será um momento decisivo para o setor”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Participação ampla e validação técnica

O plano foi desenvolvido com ampla participação de atores do trade turístico nacional e internacional, além de representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais. A construção contou ainda com o suporte técnico da FGV e da consultoria da Dream Factory.
A Embratur também conduziu uma pesquisa aberta em três idiomas, direcionada ao trade turístico, que obteve 2.458 respostas, bem como entrevistas com gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores.
Por fim, o plano passou por validação no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo.
Visit Brasil Summit: o Turismo do futuro
Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o Visit Brasil Summit será palco para a apresentação oficial do plano e reunirá especialistas, autoridades, referências culturais e ambientais em dois dias de painéis, debates e cocriação de estratégias. Organizado pela Embratur em parceria com o Sebrae, o evento será um espaço para renovar a imagem do Brasil como destino turístico e traçar novos caminhos para sua promoção no exterior.