Karina Cedeño   |   05/08/2025 12:34
Atualizada em 05/08/2025 12:36

PANROTAS Next: como os agentes de viagens podem aliar suas expertises ao uso da IA?

Tema foi destaque no PANROTAS Next Santos, que acontece hoje e reúne agentes de viagens da região


PANROTAS / Emerson Souza
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, e Artur Luiz Andrade, CCO e editor-chefe
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, e Artur Luiz Andrade, CCO e editor-chefe

SANTOS (SP) – Durante o PANROTAS Next Santos, realizado no Bourbon Convention Santos, o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, e o CCO e editor-chefe, Artur Andrade, trouxeram para os agentes de viagens insights e dicas para o uso da Inteligência Artificial nos negócios, mostrando como esses profissionais podem aliar seu conhecimento com a tecnologia.

“O conhecimento é um dos diferenciais que os agentes de viagens podem usar para se diferenciar nesse mundo tecnológico. E esses profissionais precisam ter o conhecimento da Inteligência Artificial para fazerem as perguntas certas e obterem as melhores respostas do passageiro, que chega cheio de informações, muitas delas inúteis ou excessivas", destaca Andrade.

Alcorta, por sua vez, ressaltou que a IA não é o piloto da jornada, e sim o copiloto. "A inteligência digital da Microsoft se chama Copilot, e é exatamente por isso. Ela vai complementar a expertise humana e o pensamento estratégico. Muitos profissionais do setor poderão ter seus próprios agentes de IA para realizar tarefas pequenas, otimizando seu tempo”, afirma.

"A tecnologia não vai substituir o piloto e sim ajudá-lo. O piloto não vai mudar não a sua função, mas o que ele prioriza durante o voo. Muito se comenta que a IA vai acabar com algumas profissões, mas na verdade os profissionais vão continuar na indústria de Turismo e irão mudar a sua função, o que fazem, a sua rotina. No GBTA Convention 2025 ouvimos a frase de uma grande executiva que disse que os sistemas atuais de reservas e compras irão colapsar e a nossa função irá mudar. É um pouco aterrorizante, mas nesse contexto o fator humano e a especialização serão os diferenciais"

Artur Luiz Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS

Eles também compartilharam dados da GBTA, segundo os quais 90% dos gestores de viagens já usam a IA em ferramentas deles, o que mostra que a tecnologia já é uma realidade no setor. Por fim, José Guilherme e Artur trouxeram as dez principais fortalezas dos agentes de viagens, que podem ser potencializadas pelo uso da IA. São elas:

  1. Diferenciais
  2. Conhecimento
  3. Relacionamento
  4. Parceria
  5. União
  6. Especialização
  7. Credibilidade e reputação
  8. Posicionamento
  9. Antena atualizada
  10. Resiliência

O PANROTAS Next Santos é patrocinado por Bahia Turismo, Governo do Estado da Bahia, Grupo Confiança, Curaçao, Governo do Estado do Espírito Santo, Europ Assistance, ITA Airways, Mato Grosso do Sul, Promperú, Paraná, Visual Turismo, Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista, Bourbon Convention Hotel Santos e Prefeitura de Fortaleza.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados