Renato Machado   |   01/03/2018 10:38

Kennedy Space Center cria programação para Dia da Mulher

O Hall da Fama do Complexo Kennedy Space Center, na Flórida, homenageia a trajetória de nove astronautas mulheres que serviram a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa. Resumir em números, no entanto, não expressa a dificuldade que foi para que as cientistas aces

Divulgação
O Hall da Fama do Complexo Kennedy Space Center, na Flórida, homenageia a trajetória de nove astronautas mulheres que serviram a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa. Resumir em números, no entanto, não expressa a dificuldade que foi para que as cientistas acessassem um universo que por muito tempo foi exclusivamente masculino. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o centro promoverá atividades envolvendo as mulheres que fizeram parte da história da agência.

Entre 1º e 5 de março acontece a semana do Dia Internacional da Mulher. Diante da data, o Complexo Kennedy Center criou uma série de eventos e atividades para celebrar a presença feminina nos estudos e projetos da Nasa.

Ao longo da semana, todos os dias serão marcados pelo “Encontro com um Astronauta”. A anfitriã será a astronauta Anna Fisher, que estará presente para tirar fotos, dar autógrafos e responder perguntas dos visitantes. A Dra. Fisher também participará do “Almoço com um Astronauta”, atividade que requer pagamentos adicionais.
Divulgação/Kennedy Space Center
Anna Fisher
Anna Fisher
Anna Lee Fisher foi uma das primeiras seis astronautas mulheres da Nasa e, em 1984, a primeira mãe a viajar ao espaço. Após seu retorno, a cientista se manteve na agência e comandou os primeiros anos da construção da Estação Espacial Internacional, entre 1996 e 2002.

O visitante do Complexo Kennedy Space Center também poderá se aprofundar na história de outras nove astronautas que representaram a Nasa fora da Terra. Fazem parte do Hall da Fama Eileen Collins, Bonnie Dunbar, Susan J. Helms, Shannon Lucid, Ellen Ochoa, Sally K. Ride, Rhea Seddon, Kathy Sullivan e Kathy Thornton.

Parte das celebrações envolveram a criação de um site próprio para falar das mulheres na corrida espacial. Iniciativa da Nasa, o Women@NASA compartilha vídeos e histórias das funcionárias da agência. Além de servir como inspiração para meninas e mulheres interessadas na carreira espacial, o projeto visa reivindicar mudanças nas políticas que impactam o mercado de trabalho.

Na história recente da agência, um marco foi alcançado em 2016. Neste ano, a astronauta Charlie Blackwell-Thompson foi nomeada diretora de lançamento do Programa de Exploração de Sistemas Terrestres. Com o cargo, Charlie se tornou a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Firing Room-1 do Kennedy Space Center, trabalhando no lançamento da cápsula Orion, que levará astronautas para Marte até 2030.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS