Renato Machado   |   01/03/2018 10:38

Kennedy Space Center cria programação para Dia da Mulher

O Hall da Fama do Complexo Kennedy Space Center, na Flórida, homenageia a trajetória de nove astronautas mulheres que serviram a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa. Resumir em números, no entanto, não expressa a dificuldade que foi para que as cientistas aces

Divulgação
O Hall da Fama do Complexo Kennedy Space Center, na Flórida, homenageia a trajetória de nove astronautas mulheres que serviram a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa. Resumir em números, no entanto, não expressa a dificuldade que foi para que as cientistas acessassem um universo que por muito tempo foi exclusivamente masculino. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o centro promoverá atividades envolvendo as mulheres que fizeram parte da história da agência.

Entre 1º e 5 de março acontece a semana do Dia Internacional da Mulher. Diante da data, o Complexo Kennedy Center criou uma série de eventos e atividades para celebrar a presença feminina nos estudos e projetos da Nasa.

Ao longo da semana, todos os dias serão marcados pelo “Encontro com um Astronauta”. A anfitriã será a astronauta Anna Fisher, que estará presente para tirar fotos, dar autógrafos e responder perguntas dos visitantes. A Dra. Fisher também participará do “Almoço com um Astronauta”, atividade que requer pagamentos adicionais.
Divulgação/Kennedy Space Center
Anna Fisher
Anna Fisher
Anna Lee Fisher foi uma das primeiras seis astronautas mulheres da Nasa e, em 1984, a primeira mãe a viajar ao espaço. Após seu retorno, a cientista se manteve na agência e comandou os primeiros anos da construção da Estação Espacial Internacional, entre 1996 e 2002.

O visitante do Complexo Kennedy Space Center também poderá se aprofundar na história de outras nove astronautas que representaram a Nasa fora da Terra. Fazem parte do Hall da Fama Eileen Collins, Bonnie Dunbar, Susan J. Helms, Shannon Lucid, Ellen Ochoa, Sally K. Ride, Rhea Seddon, Kathy Sullivan e Kathy Thornton.

Parte das celebrações envolveram a criação de um site próprio para falar das mulheres na corrida espacial. Iniciativa da Nasa, o Women@NASA compartilha vídeos e histórias das funcionárias da agência. Além de servir como inspiração para meninas e mulheres interessadas na carreira espacial, o projeto visa reivindicar mudanças nas políticas que impactam o mercado de trabalho.

Na história recente da agência, um marco foi alcançado em 2016. Neste ano, a astronauta Charlie Blackwell-Thompson foi nomeada diretora de lançamento do Programa de Exploração de Sistemas Terrestres. Com o cargo, Charlie se tornou a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Firing Room-1 do Kennedy Space Center, trabalhando no lançamento da cápsula Orion, que levará astronautas para Marte até 2030.

Tópicos relacionados