Governador da Flórida destaca importância do Epic Universe para a economia do Estado
Novo parque gerou 10 mil empregos diretos no Estado além de 7 mil indiretos

ORLANDO – O governador da Flórida, Ron DeSantis, esteve ontem na festa de inauguração do Epic Universe, novo parque temático da Universal Orlando.
“Percorri todo o parque e está incrível. As crianças vão se divertir muito aqui. Venham conferir. Foi um projeto com investimentos de muitos bilhões de dólares, anunciado em 2019, e que terá um impacto econômico muito grande para o Estado da Flórida”, disse ele, em sua conta no X (antigo Twitter).
“Mais que isso, porém, serão criadas memórias para crianças de todas as idades, que têm Harry Potter, Super Nintendo World, os monstros de Dark Universe e os dragões...tudo muito bem executado, com uma visão muito boa. Aproveitem o parque e parabéns à Universal por essa incrível abertura.”
Gov Ron DeSantis

A projeção da Universa Destinations & Experiences é que o Universal Epic Universe gere impacto de US$ 2 bilhões na Flórida em um ano, além de ter gerado 10 mil empregos diretos e mais 7 mil indiretos.
Flórida bate recorde de turistas em 2024
Os dados mais divulgados pelo Visit Florida mostram que o Estado bateu um novo recorde anual em 2024, com 143 milhões de visitantes — um aumento de 1,7% em relação ao recorde anterior, de 2023. Esse crescimento histórico inclui 130,65 milhões de viajantes domésticos, 8,94 milhões de visitantes estrangeiros e 3,41 milhões de turistas canadenses.
O governador Ron DeSantis também anunciou que a Flórida recebeu 41,2 milhões de visitantes no primeiro trimestre de 2025, reforçando a posição do “Estado Livre da Flórida (Free State of Florida) como o principal destino turístico do país e uma potência global do turismo”.
“A indústria do Turismo da Flórida lidera o país”, disse o governador Ron DeSantis. “Esses resultados comprovam que nossas políticas de liberdade em primeiro lugar funcionam — e que a Flórida continua sendo o melhor lugar para visitar, trabalhar e criar uma família.”
“Sob a liderança ousada do governador DeSantis, a indústria do turismo da Flórida permanece líder mundial”, disse o Secretário de Comércio, J. Alex Kelly. “O Turismo na Flórida continuou a quebrar recordes em 2024, recuperando-se de uma temporada desafiadora de furacões, impulsionando o crescimento econômico e melhorando a qualidade de vida das comunidades e famílias da Flórida.”
Apesar dos desafios impostos pelos furacões Helene e Milton, a indústria do turismo da Flórida permaneceu forte, com a ocupação hoteleira aumentando 6,7% no quarto trimestre e as diárias vendidas anualmente aumentando 1,6% em 2024. Os aeroportos em todo o estado também apresentaram crescimento sustentado, com o total de embarques aumentando 3,1% em relação ao ano anterior.

Principais destaques de 2024
- 142,9 milhões de visitantes viajaram para a Flórida no ano civil (AC) de 2024, representando um aumento de 1,6% em relação ao AC de 2023 e o maior número de visitantes já registrado.
- 130,7 milhões de visitantes nacionais no AC de 2024, refletindo um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior.
- 8,9 milhões de visitantes estrangeiros no AC de 2024, um aumento de 6,6% em relação ao AC de 2023 e o mais próximo da recuperação total desde 2019.
- 3,3 milhões de visitantes canadenses no AC de 2024, representando um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior.
- Os visitantes nacionais representaram 91,5% do total de visitantes, os visitantes estrangeiros representaram 6,2% e os visitantes canadenses representaram 2,3%.
- O total de embarques nos 19 principais aeroportos da Flórida cresceu para 3,1% no AC 2024 em relação ao ano anterior, com crescimento notável em aeroportos como Tallahassee, Panama City e Pensacola.
Principais destaques do 1º trimestre de 2025:
- 41,2 milhões de visitantes no total, mantendo a liderança nacional da Flórida no Turismo.
- 91,9% de visitantes domésticos, com 37,9 milhões de viajantes nacionais, um aumento de 0,2% em relação ao 1º trimestre de 2024.
- 2,1 milhões de visitantes estrangeiros e 1,2 milhão de visitantes canadenses, representando 5,1% e 3,0% do total de visitantes, respectivamente.
- Viajantes domésticos não residentes: 35,8% chegaram por via aérea, 64,2% por via não aérea.
- 29,4 milhões de embarques nos 19 principais aeroportos da Flórida. Os aeroportos com maior crescimento incluem Punta Gorda (+23,6%), St. Petersburg–Clearwater (+7,7%) e Daytona Beach (+7,4%).
- Desempenho hoteleiro: aumento de 2,4% na venda de quartos, a diária média (ADR) subiu para US$ 227,22 (+2,2%) e a ocupação atingiu 75,7% (+1,6%).
“O crescimento consistente do turismo na Flórida não apenas reflete a ampla atratividade do Estado, mas também impulsiona a força econômica, sustentando empregos, negócios e comunidades em todo o estado. Com investimentos contínuos e promoção estratégica, a Flórida está posicionada para um sucesso ainda maior como o destino mais visitado dos Estados Unidos.”
A PANROTAS viaja a convite da Universal Destinations & Experiences, com proteção GTA