Parques aquáticos incentivam expansão no setor, aponta Sindepat Summit 2025
Segmento é grande atrativo entre parques e impulsiona novos empreendimentos como o Acquaí Park

CAMPOS DO JORDÃO (SP) - O entretenimento aquático é um dos que mais atraem o público entre os parques, o que aponta não somente o destaque que os parques aquáticos têm nas conversas do Sindepat Summit deste ano, como o foco que o setor dá para eles em suas estratégias de expansão. O estudo Panorama Setorial: Parques, Atrações e Entretenimento no Brasil, apresentado no evento, aponta que 26% (a maioria) da distribuição da oferta de empresas de entretenimento identificadas por faturamento na pesquisa são dessa modalidade.
No evento, tem sido levantada muita expectativa em relação à expansão e lançamentos no segmento. O Acquaí Park, que será o primeiro parque aquático da Paraíba, é dos que tem gerado bastante empolgação. “Hoje pude encontrar amigos que estão no top 10 dos parques aquáticos”, contou Suerlan Santos, COO do Acquaí Park num dos intervalos do Summit.
Santos afirmou que a operação será uma das maiores do País, num complexo de 240 mil metros quadrados. O lançamento será feito em duas fases, a primeira já no próximo verão, e a segunda, completando totalmente o parque, até o final de 2026. Depois disso, virá ainda uma fase pós-lançamento, da construção do resort, que terá 624 apartamentos.
Os projeto turístico-imobiliários, inclusive, também foram apontados pelo Panorama Setorial como um grande diferencial para aumentar a atratividade, prolongar a estada dos visitantes e fazê-los voltar. “A nossa projeção é que em até sete anos, a gente atinja a marca de 1 milhão de visitantes por ano. Já temos uma base de associados relevante que compraram o título de dez e 20 anos. O turista de João Pessoa já tem uma característica de voltar mais vezes ao ano do que em outros destinos, com o Acquaí o destino vai ficar ainda mais motivador”, afirma.

A hospitalidade é algo que o Jurema Águas Quentes, destino de águas termais no Sul do Brasil, já tem e o diferencial que buscam agora é justamente o de parque aquático. É pensando em tudo isso que o resort tornou-se um associado do Sindepat.
“A gente vê o parque aquático em dois formatos: o de atrair novos clientes passantes como ‘day users’, e o de mola propulsora para o crescimento de mais hotéis. Estamos estudando muito e a pesquisa já está bem avançada. O que podemos adiantar é que não queremos mais um parque aquático dentre vários que já existem, queremos um à la Jurema, com toda a essência e exclusividade que a gente tem”, contou Wagner Novoli, CEO do resort.

Além da capacidade de hospedar os turistas nos parques, a importância da narrativa e do marketing para manter as atrações relevantes é outro aspecto para se prestar atenção. Esse foi o tema do painel “Meios digitais e gestão de comunidades para eventos e parques”, entre a Omelete e o Beach Park.
Murilo Pascoal, CEO do Grupo Beach Park, compartilhou sobre o case da montanha russa aquática Surreal, que teve seu lançamento muito bem-sucedido ao criar uma narrativa ligada à cultura do surf para o brinquedo e escolher o campeão surfista Gabriel Medida como garoto-propaganda, o que aumentou significativamente o valor da experiência.
A PANROTAS é media partner do evento. Carla Furtado, especial para o portal PANROTAS, viajz a convite do Sindepat.