Sindepat anuncia estudo para diagnóstico de sustentabilidade no setor de parques
Observatório Nacional do Turismo avaliará maturidade dos parques e fará mapeamento das melhores práticas

CAMPOS DO JORDÃO (SP) - Na abertura do segundo dia do Sindepat Summit, a presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri, e o presidente do Conselho da entidade, Pablo Morbis, anunciaram a parceira entre o Sindepat e o Observatório Nacional de Turismo, da Itaipu Parquetec, para o estudo que possibilitará um diagnóstico do grau de maturidade do setor de parques e atrações no que diz respeito à sustentabilidade.
“Esse estudo é fundamental para a gente fazer um mapeamento das melhores práticas que temos no nosso setor, montar uma grande coletânea, criar um plano de ação e levar para todos os parques. E eu acredito firmemente que nós vamos ter uma grata surpresa com esse estudo. Acho que fazemos muito mais em sustentabilidade do que nós mesmos sabemos no dia-a-dia de cada parque. Mas esse estudo é fundamental para trazer clareza sobre esse tema”, contou Morbis ao Portal PANROTAS durante o evento.
A ideia é que no ano que vem os resultados sejam apresentados, já com o plano de ação desenvolvido, considerando o nível de dificuldade de implementação.
Nesta manhã também foi anunciado que o Sindepat tornou-se signatário da Declaração de Glasgow, da ONU Turismo, uma iniciativa que visa reforçar práticas que possam mitigar os efeitos das mudanças climáticas no planeta. Este é um compromisso voluntário que associações, empresas e órgãos do poder público ligados ao Turismo podem fazer.
“Quando a gente fala de sustentabilidade, de mudanças climáticas e dos desafios que se impõem no mundo, não existe uma única ação que seja capaz de fazer um grande efeito, são diversas ações que precisam ser feitas. Então, essa declaração de Glasgow vem em boa hora, com a gente assumindo um compromisso de trabalhar nessa agenda”, afirma.
“Temos aqui no Sindepat Summit um evento carbono neutro, prática que levaremos a outros encontros promovidos por nós. A Eccaplan apoia diversos projetos ambientais por meio da plataforma Carbon Fair, todos verificados cientificamente e certificados por padrões internacionais reconhecidos”, declarou a presidente executiva da associação, Carolina Negri. Além disso, todos os estandes e a cenografia do evento foram feitos em tecidos que serão doados para o Grupo Primavera, ONG de Campinas (SP) que atende famílias em condição de vulnerabilidade social.
A programação de painéis, showcases e exposições de marcas segue até o final desta quinta-feira (15) e o evento tem seu último dia nessa sexta-feira (16), que será dedicada a visitas técnicas aos parques de Campos do Jordão.
A PANROTAS é media partner do evento. Carla Furtado, especial para o portal PANROTAS, viaja a convite do Sindepat.