PESQUISAS E ESTATÍSTICAS

Os dados de fluxo turístico e a taxa de ocupação dos hotéis de Salvador

Flickr/Eliane Kobayakawa
As informações foram recolhidas pela FeBHA e ABIH-BA, e elaboradas pela SECULT
As informações foram recolhidas pela FeBHA e ABIH-BA, e elaboradas pela SECULT
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, na Bahia, divulgou os dados de fluxo turístico e taxa de ocupação dos hotéis da região nos últimos anos. Neles é possível notar um incremento de 15,3% nas taxas de ocupação no primeiro semestre de 2018, um impacto direto das ações conjuntas entre a prefeitura da cidade e as instituições turísticas realizada recentemente.

Taxa de ocupação e estimativa de fluxo turístico em Salvador
AnoTaxa de Ocupação (%)Fluxo TurísticoBrasileirosEstrangeirosVariação Anual (%)
201554,688.571.6327.294.4591.277.173-5,84%
201653,188.052.7156.852.8611.199.854-6,05%
201758,138.878.3717.555.4931.322.87710,25%

Comparativo das taxas de ocupação em Salvador
AnoFonteJaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoMédiaVariação
2017ABIH-BA
FeBHA
68,79%
69,97%
62,95%
64,89%
54,47%
56,55%
48,46%
49,86%
45,32%
48,42%
39,19%
42,67%
53,20%
55,39%
-
-
2018ABIH-BA
FeBHA
81,62%
80,54%
68,27%
68,01%
65,10%
65,59%
58,62%
59,69%
47,60%
48,88%
46,80%
47,11%
61,34%
61,64%
15,3%
11,3%

Estimativa de fluxo turístico
Meses201620172018Variação 2017-2016Variação 2018-2017
Janeiro903.888890.5351.025.064-1,5%15,1%
Fevereiro759.781825.880865.5908,7%4,8%
Março661.254719.734834.7898,8%16,0%
Abril599.395634.588759.6985,9%19,7%
Maio601.414616.260622.1152,5%1,0%
Junho522.968543.078599.5873,8%10,4%
Total4.048.8004.230.0744.706.8424,5%11,3%

MONITORAMENTO E GESTÃO DA REPUTAÇÃO ONLINE
Graças a uma ação conjunta entre a Prefeitura de Salvador e o Programa de Otimização de Performance, a capital baiana se tornou o primeiro destino do Brasil a gerenciar e classificar a reputação on-line dos meios de hospedagem e atrativos turísticos utilizando uma ferramenta de BI (Business Intelligence).
Eduardo García Cruz/Flickr

NICE TO MEET YOU
O projeto, promovido pela ABIH-BA e pela Salvador Destination, busca ampliar a divulgação da capital baiana para atração e fomento de negócios e eventos. Em 2017, segundo ano de funcionamento do programa, Salvador subiu quatro posições no ranking da Icca de cidades que realizam eventos internacionais, alcançando o sexto lugar nacional.

ABIH-BA
Durante o ano passado, a ABIH-BA realizou capacitações em dez cidades brasileiras, engajando mais de 80 operadoras e treinando cerca de 2.500 agentes sobre o destino. Para este ano, já estão previstos quatro famshows de agentes e operadores, uma rodada de negócios, um fórum de hotelaria e turismo e um roadshow, que visitará 16 cidades no Brasil.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA