Beatriz Contelli   |   16/12/2020 09:34

Pesquisa aponta Salvador como líder entre destinos nacionais pós-pandemia

As cidades mais procuradas são Salvador, Maceió e Fortaleza empatada com o Rio de Janeiro


Wikipedia/André Urel
As cidades mais procuradas são Salvador, Maceió e Fortaleza empatada com o Rio de Janeiro
As cidades mais procuradas são Salvador, Maceió e Fortaleza empatada com o Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Prodetur Salvador, e em parceria com o Instituto de Pesquisa Qualitest, promoveu a segunda Pesquisa de Sondagem Turística. O estudo, que faz parte do plano de uma retomada segura e com o objetivo de minimizar os efeitos causados pela crise sanitária na capital baiana, divulgou a liderança de Salvador como destino nacional a se visitar no pós-pandemia.

Foram ouvidos 1,6 mil brasileiros, de diversos estados do país, por telefone, no período 3 a 20 de novembro. A pesquisa se baseou em um questionário composto por perguntas que abordam temas como hábitos, novos comportamentos, exigências de segurança, dentre outras.

As cidades mais procuradas são Salvador (6,11%), Maceió (5,09%) e Fortaleza, empatada com o Rio de Janeiro (4,92%). Em relação a Salvador, foi perguntado aos entrevistados se já haviam visitado o município e 22,3% responderam que sim, e destes, 63,5% informaram que pensam em voltar.

“É gratificante saber que Salvador figura mais uma vez como a primeira cidade do país para onde os turistas querem visitar depois da pandemia. Isso é fruto do sólido trabalho de promoção turística e requalificação da cidade”, destacou o titular da Secult, Pablo Barrozo.

Do total de entrevistados, 29,3% residem no estado de São Paulo, 25,4% no Rio de Janeiro e 6,2% em Minas Gerais. Quanto à intenção de viagem após a pandemia do coronavírus, 46,9% afirmaram que pretendem viajar, sendo que destes, 88,5% informaram que pretendem ir para destinos nacionais e 11,5% para um roteiro internacional.

Tópicos relacionados