Maria Izabel Reigada   |   22/01/2019 20:25

Riviera Nayarit (México) tem mão de obra como desafio

a falta de mão de obra é o principal desafio de Riviera Nayarit no curto prazo


Izabel Reigada
A secretária de Turismo da Riviera Nayarit, Ana Cecilia Llanos, e o diretor geral da OVC, Marc Murphy
A secretária de Turismo da Riviera Nayarit, Ana Cecilia Llanos, e o diretor geral da OVC, Marc Murphy
MADRI – Nem investimentos, nem leitos, nem voos estão nos desafios imediatos da Riviera Nayarit, destino turístico no Pacífico mexicano. Segundo o diretor geral do Escritório de Visitantes e Convenções (OVC, da sigla em espanhol) de Nayarit, Marc Murphy, a falta de mão de obra é o principal desafio do destino no curto prazo. “Temos investimentos em andamento e vamos precisar de mão de obra, tanto capacitada quanto para treinamento. E também será necessário desenvolver infraestrutura para atender esses novos moradores que virão trabalhar no destino”, analisou o diretor.

Murphy, que dentro da OVC dirige também a Associação de Hotéis da região, destacou que muitos dos projetos em desenvolvimento na hotelaria são de luxo e alto luxo. “Isso aumenta a necessidade de mão de obra ainda mais capacitada, porque estamos falando de hóspedes mais exigentes.”

Para ele, mais voos deverão ser captados, mas a chegada da Copa Airlines, em dezembro último, com duas frequências semanais entre Puerto Vallarta e a Cidade do Panamá, ainda está sendo comemorada. “Esses voos atendem principalmente os mercados sul-americanos, como o Brasil, que tem forte presença da Copa Airlines”, disse.

NA FITUR

Em evento para apresentação do destino na noite de hoje, na véspera da abertura da Fitur 2019, a secretária de Turismo da Riviera Nayarit, Ana Cecilia Llanos, destacou os dez anos de lançamento do destino como marca turística. “Nesse período, conseguimos colocar o destino entre os cinco mais visitados do México”, comemorou. A secretária celebrou também a conquista do Prêmio Excelencias como melhor destino turístico internacional, que será entregue amanhã, dentro da feira de turismo espanhola.

O Brasil é o sétimo mercado que mais envia turistas ao destino, em ranking liderado pelo próprio México, com quase 50% dos visitantes. Em segundo lugar, estão os Estados Unidos, seguidos pelo Canadá, Reino Unido, Colômbia e Argentina. No Brasil, o destino é representado por Enzo Avezum, junto com Puerto Vallarta, endereço do aeroporto que atende a região.

Algumas das autoridades do turismo da Riviera Nayarit mostraram preocupação com o possível fechamento dos escritórios da Comissão de Promoção de Turismo Mexicana (CPTM), uma vez que a participação nesta edição da Fitur marcaria a última presença do turismo mexicano em feiras internacionais.

O Portal PANROTAS é media partner da Fitur

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS