Victor Fernandes   |   08/03/2023 17:22
Atualizada em 09/03/2023 09:59

Mercado de milhas é maléfico aos próprios clientes, afirmam aéreas

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, revisitou o tema no Fórum PANROTAS 2023

PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, revisitou o tema no Fórum PANROTAS 2023
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, revisitou o tema no Fórum PANROTAS 2023
Nesta quarta-feira (8), no Fórum PANROTAS 2023, presidentes de companhias aéreas brasileiras foram convidados a revisitar um tema polêmico da última edição do evento: o mercado de milhas. Em 2022, Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, disse no Fórum PANROTAS que o mercado de milhas é o "câncer da aviação". Cerca de nove meses depois, o executivo, assim como Abhi Shah, presidente da Azul, voltaram a abordar o assunto explicando o motivo da atividade ser maléfica ao consumidor e como as companhias têm batalhado contra isso.

"É um tema que toca todos nós de forma bastante importante. Esta atividade (do mercado de milhas) destrói o programa de fidelidades a longo prazo. Se a qualquer momento você pode vender e comprar milhas, você acaba com a lealdade e os benefícios de um programa de fidelidade. Parte disso acontece devido às aéreas, mas isso tomou um caráter destrutivo. Temos suspendido e cancelado contas, inclusive com disputas judiciais, de pessoas que burlam as regras do programa. Começamos a promocionar menos, multiplicar pontos, porque isso alimenta menos esse mercado de milhas. E estamos aplicando sistemas que tornarão cada vez mais difícil burlar as regras. Quero que o Brasil seja como outros países, em que o programa de fidelidade é respeitado e não atrapalha o trabalho do agente de viagens", afirmou Cadier.

Abhi Shah fez comentários na mesma linha, explicando ao público do evento que "o mercado de milhas só existe no Brasil e é negativo para o cliente". Quando questionado sobre o que a Azul está fazendo para combater a atividade do mercado de milhas, Shah explicou que a empresa está bloqueando contas que compartilham senha com terceiros para resgate de milhas. "Isso é ilegal", completou. Abordando a ilegalidade do mercado e as disputas judiciais, Cadier também afirmou que parte importante do combate à atividade tem sido "esclarecer aos juízes de que não estamos indo contra o consumidor, mas defendendo o programa de fidelidade e suas regras".

PANROTAS / Emerson Souza
Abhi Shah, presidente da Azul
Abhi Shah, presidente da Azul

O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS