Victor Fernandes   |   22/06/2022 17:31   |   Atualizada em 22/06/2022 17:34

CEO da Latam repudia bagagem gratuita e venda de milhas: "câncer"

Jerome Cadier expressou total insatisfação com as situações, afirmando que atrasam a indústria no Brasil

PANROTAS/Gute Garbelotto
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, afirma que venda de milhas é
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, afirma que venda de milhas é "câncer" da aviação
Após abordar os cinco principais pontos de atuação da Latam Brasil no Fórum PANROTAS 2022, o CEO da aérea, Jerome Cadier, foi entrevistado por Artur Andrade, editor-chefe da PANROTAS. Durante o talk show, dois temas polêmicos da aviação foram abordados: o despacho gratuito de bagagem e o mercado de venda de milhas. De forma direta e sem rodeios, Cadier expressou total insatisfação com ambas situações, afirmando que atrasam a indústria da aviação no Brasil.

"Acredito que ainda existe o risco do veto ao despacho gratuito de bagagem ser derrubado no Congresso, o que seria um passo para trás impressionante nesse País. O impacto negativo disso é incalculável. O que vimos é quase uma revanche contra o setor pelo aumento das passagens. Eles não entendem como isso prejudica o Brasil, prejudica a atratividade para novas empresas e demonstra volatilidade das regras. Torço para que exista uma voz mais inteligente nessa discussão. A aviação vai crescer de forma muito mais devagar por causa dessa medida. É irrisório que uma decisão pontual em 2016 vai definir o preço das passagens, ainda mais com a sequência de situações que rolou desde então", afirmou Cadier sobre o primeiro tópico.

Quanto ao segundo tópico, a venda de milhas, Cadier foi ainda mais assertivo e chamou a prática de "câncer" da aviação. "O Brasil é o único País do mundo que tem um mercado de milhas como temos. Precisamos nos perguntar se estamos na direção certa. Na minha opinião, estamos na direção errada, desvirtuamos um programa de fidelidade, transformando em uma indústria. Precisamos que o Brasil se alinhe com práticas internacionais. A Latam tem trabalhado no caminho de eliminar esse mercado de milhas, que é um câncer. Até este ano, deixamos esse câncer adormecido, mas precisamos eliminá-lo", afirmou referenciando comunicado da aérea sobre possível banimento do associado que comercializar milhas.

O Fórum PANROTAS acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo, e conta com a aliança institucional da CNC e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Air Europa, Ancoradouro, AquaRio, Visit Argentina, Aviva, BWH Hotel Group, Coris Seguro Viagem, CVC Corp, Delta Air Lines, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis & Resorts, FecomercioSP, Fortaleza, Gol Air France KLM, GTA Assist, Iberostar Hotels & Resorts, Latam, Localiza, Mato Grosso do Sul, Mondiale Operadora, Movida, Omnibees, R1 Audiovisual, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Tes Cenografia, Viagens Promo, Villa Blue Tree, Visite São Paulo e apoio da Goya by Copastur, Hyper English, Rio CVB, Shift, Tour House e TRVL Lab.

Tópicos relacionados