Feira e Fórum do RN: 116 estandes e oito painéis

|


Divulgação
Pere Muñoz Perugorria, consultor de Turismo com atuação na Espanha, lançará em Natal o projeto Lidera Turismo, do Sebrae
Pere Muñoz Perugorria, consultor de Turismo com atuação na Espanha, lançará em Natal o projeto Lidera Turismo, do Sebrae
A quarta edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), marcada para 23 e 24 de março, das 14h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, terá 116 estandes, entre municípios turísticos, empresas de passeio, agências de receptivo, meios de hospedagem e aplicativos turísticos, além de espaços destinados à cultura, shows musicais e teatrais, artesanato, agricultura familiar, gastronomia e exposições de fotografia e artes plásticas.

A previsão de participação é de cerca de cinco mil pessoas nos dois dias. Na edição de 2017, circularam quase 3,8 mil visitantes na Femptur, que tem entrada gratuita, mediante rápido credenciamento na secretaria do evento, além de estacionamento gratuito.

O Fórum de Turismo do RN, que chega à sua nona edição, acontece paralelamente à Femptur, com oito painéis que discutirão, entre outros temas, captação de voos para Natal, novos modelos de gestão de centros de convenções, gestão de destinos turísticos internacionais, regionalização, produto turístico, impacto das festas populares na economia dos municípios e marketing digital no Turismo.

PALESTRA INTERNACIONAL
O Sebrae lançará no Fórum de Turismo do RN, no dia 23 (sexta da próxima semana), às 17h30, o Programa Lidera Turismo, que terá a palestra "Gestão de Destinos Turísticos: Boas Práticas Internacionais", a cargo do gestor espanhol Pere Muñoz Perugorria.

Bacharel em Direito pela Universidade das Ilhas Baleares, tem pós-graduação em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Barcelona. É também mestre em Gestão Culturalpela Universidade Complutense de Madri.

Coordenador do Centro de Cultura e Natureza Lluc – Patrimônio Mundial da Humanidade em Maiorca, na Espanha, foi responsável pela área de Projetos Estratégicos da Fundação Barcelona Media.

LITERATURA DO TURISMO
Serão lançados alguns livros durante a Femptur. Um deles é de autoria de um ex-palestrante do Fórum de Turismo do RN, Jodrian Freitas, consultor no segmento Turismo de Aventura. Trata-se da publicação "Gestão de Risco", voltada para praticantes de ecoturismo, que será lançada às 18h do dia 24 de março no palco da Femptur. Outra novidade estará a cargo do Sebo Vermelho. Será o lançamento da biografia de Alzira Soriano, primeira prefeita eleita no Brasil e primeira mulher na América Latina a assumir o governo de uma cidade: Lajes, no Rio Grande do Norte.

GASTRONOMIA, ARTESANATO E AGRICULTURA FAMILIAR
O Espaço Gastronômico da Femptur reunirá bar, Raffe Cervejaria Artesanal, restaurante Paçoca do Pilão, Creperia 84, Pirata´s Rock e Pizza, Toka Pastelaria e Hamburgueria, Planeta Lanches. Loucos por Coxinha, Caldo de Cana & Cia e Zé Dindin, entre outras operações.

O genuíno artesanato potiguar estará representado por amplos estandes a cargo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (Sethas) e da Prefeitura de Natal (Semtas). Haverá exposição, oficinas vivas e comercialização das peças.

Uma feira de agricultura familiar com oito barracas, a cargo da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), comercializará produtos como queijos, doces, geleias, mel, biscoitos, cachaças, licores e produtos orgânicos, em geral.
Divulgação
Cristiano Borges, coordenador de Produto Turístico do MTur, será um dos palestrantes do Fórum de Turismo do RN
Cristiano Borges, coordenador de Produto Turístico do MTur, será um dos palestrantes do Fórum de Turismo do RN
ATRAÇÕES TURÍSTICO-CULTURAIS
Além de espaços com ênfase na cultura, como o que reunirá o acervo do Museu da Rampa e do Instituto Câmara Cascudo, a Femptur terá duas exposições de fotografias (Carla Belke e Canindé Soares) e uma mostra de artes plásticas, com quadros de Eliezer Andrade. O espaço Encantos Criativos também terá uma conotação cultural, através da inserção de moradores da Vila de Ponta Negra e do bairro das Rocas na atividade turística.

Entre as atrações culturais que se apresentarão no palco da Femptur, das 19h às 22h, nos dois dias do evento, destaque para a Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União, de Santa Cruz, fundada em 1950 e reconhecida como Patrimônio Histórico do Município. É formada, em sua maioria, por crianças e jovens. Tem cerca de 30 componentes.

O Grupo de Dança Mistura de Ritmos, de Touros, apresentará o espetáculo, ainda inédito, "Aqui Nasceu o Brasil". A apresentação busca retratar fielmente a versão de que o Brasil foi descoberto no litoral potiguar. Todas as atrações turísticas de Touros são abordadas no concerto, além de ritmos como makulelê, forró e xaxado.

Outra atração, entre vários espetáculos previstos, será o Balé Popular Terras Potiguares, de Passa e Fica. É uma montagem cênica das danças e brincadeiras do Pastoril. São 35 componentes que elaboram sete sequências folclóricas através da música, dança e teatro.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA