Juliana Monaco   |   03/08/2021 12:17

Humanitudo é a principal tendência do pós-vacina; entenda

Humanitudo é a sociedade baseada nas necessidades e desejos humanos, com respeito e responsabilidade


Divulgação
As tendências que foram destaque durante o evento e levaram à Humanitudo
As tendências que foram destaque durante o evento e levaram à Humanitudo
Na última semana, a Mapie realizou o Tendências 360, evento on-line que reuniu mais de 350 participantes e que apresentou cases de empresas inovadoras e palestrantes em painéis para debater insights importantes para o futuro do Turismo, do entretenimento e da gastronomia. Os painelistas trataram de diversos temas relevantes, muitas vezes com visões diferentes entre si, o que enriqueceu o debate e apontou para uma macrotendência: a Humanitudo.

Humanitudo é uma tendência criada pelos curadores do evento que representa indivíduos, produtos, serviços, negócios, empresas, comunidades e uma sociedade baseada nas necessidades e desejos humanos, com plena consciência, respeito, liberdade e responsabilidade. Confira abaixo os seis principais pensamentos sobre essa tendência compartilhados durante o evento.

1. A co-fundadora do OCLB, Carol Soares, ressaltou que precisamos substituir o "ou" pelo "e". Em outras palavras, quando se trata de transformações do comportamento e tendências, há diversos caminhos possíveis, inclusive aqueles contraditórios que coexistem e sua aplicação e validação depende das características de cada negócio, do estágio de maturidade em que se encontram e do perfil de clientes.

2. O importante é ter a mente aberta e um olhar curioso. Bull Aulet, professor do MIT e autor do best-seller "Empreendedorismo Disciplinado", destacou que devemos adotar um espírito empreendedor e anti-frágil e isso não se limita aos donos de empresas. O modelo mental do empreendedorismo, de criar, buscar conhecimento, testar, aprender com os erros, reagir rapidamente e enxergar oportunidades na adversidade pode ser adotado por indivíduos, membros de time, instituições e pela própria comunidade.

3. Ter maior consciência sobre a necessidade de uma atitude mais responsável com o planeta e os impactos que produtos, negócios e serviços geram. A curiosidade sobre o que se consome, com mais acesso à informação sobre a cadeia produtiva, se tornará cada vez mais presente e a responsabilidade será cobrada por consumidores e necessária para as empresas, inclusive tornando-se financeiramente atrativa para negócios. Isso vale para todos os setores, desde destinos mais focados em Turismo regenerativo até proprietários de restaurantes que valorizam ingredientes e produtos locais.

4. Criar comunidade e personalização da jornada também foram assuntos recorrentes em diversos momentos da programação. Consumidores estão mais atentos ao propósito e valores das empresas, principalmente em questões como inclusão e diversidade. Com isso, optam por marcas aderentes aos seus valores, criando vínculos estreitos, e querem acesso a jornadas customizadas. Há uma busca por alternativas mais humanas e responsáveis, que também devem ser personalizadas para cada indivíduo.

5. Derrube mitos, especialmente relacionados ao trabalho remoto e às transformações no ambiente organizacional, aos desejos dos consumidores em relação aos hábitos alimentares e suas escolhas de viagens. O universo de games e e-sports também deve derrubar estereótipos consolidados, mostrando-se uma oportunidade para marcas que querem conversar com um público jovem, diverso e em pleno crescimento.

6. A retomada no pós-vacina já mostra uma luz no fim do túnel e os sinais positivos de certa normalidade começam a aparecer, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Ingressos esgotados para diversos festivais de música, como mencionado pelo Luis Justo, CEO do Rock In Rio, e pela Marta Pallares, do Primavera Sound, são apenas alguns exemplos desse movimento. Mas não se pode esquecer da insegurança que ainda há em relação ao estado da pandemia, questões econômicas e o próprio gap entre o fim da pandemia e a possibilidade de normalização completa. A Dra. Mellanie Fontes-Dutra, biomédica e pesquisadora de diversos grupos de análise da covid-19, destacou que manter as medidas preventivas, como uso de máscara e distanciamento, são fundamentais e que uma maior flexibilização só será possível após a vacinação em massa com a segunda dose.

O conteúdo completo ficará disponível até 29 de agosto na área logada no site do evento. O Tendências360 tem patrocínio de Brocker Turismo, Elo, PMWeb e Sebrae.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Colaboração para o Portal PANROTAS

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!