Especial para o Portal PANROTAS Claudio Schapochnik   |   24/11/2025 19:19

Famtour da Flot pela Namíbia faz Rhino Tracking e site inspection; veja fotos

Nesta terça-feira (25), grupo pega o ônibus novamente para uma longa viagem, que pode durar até 500km

Claudio Schapochnik
Grupo da Flot com o pessoal do receptivo da Gondwana e da Torra Conservancy, que mantém o programa Rhino Tracking
Grupo da Flot com o pessoal do receptivo da Gondwana e da Torra Conservancy, que mantém o programa Rhino Tracking

DAMARALAND – O famtour da Flot na Namíbia teve duas atividades nesta segunda-feira (24): o Rhino Tracking, safári misto (carro e a pé), com o objetivo de observar o rinoceronte-negro, em periogo de extinção, e o site inspection no hotel onde os agentes de viagens estão hospedados – o Palmwag Lodge & Camp.

Veja fotos no álbum abaixo

O grupo acordou bem cedo, às 5h30, para o café da manhã. Meia-hora mais tarde já estava em dois carros de safári com destino ao Rhino Tracking. Distante cerca de 40 quilômetros do Palmwag.

Projeto Monitora Rinoceronte-Negro

Juntaram-se ao grupo do fam da Flot dois integrantes do Rhino Tracking – os guias e estudiosos do comportamento desses animais selvagens, Pelé e Joel.

O Rhino Tracking é uma atividade da Torra Conservancy, fundada em 1996. A entidade da comunidade local, com apoio de doações e dos donos de empreendimentos hoteleiros, tem como meta o desenvolvimento humano e da natureza de forma sustentável

Numa reserva nacional, a Torra, por meio do Rhino Tracking, faz diariamente o monitoramento dos rinocerontes-negros com pessoas da comunidade local.

O Turismo contribui de forma bastante ativa, pois o Rhino Tracking custa, e o valor do programa pago pelos turistas ajuda na manutenção do mesmo.

Meio de carro, meio a pé

No briefing passado na noite anterior, informações cruciais foram passadas aos profissionais de turismo.

Exemplos: proibição de passar perfume, falar bem baixo e usar roupas nas cores amarelo e vermelha. Motivo: os animais podem atacar ou fugir.

Já na reserva, o grupo de Flot com a assistência da Gondwana, receptivo da operadora paulista na Namíbia, e os guias Pelé e Joel, o passeio foi feito em grande parte com os dois carros de safári.

No entanto, quando Pelé e Joel identificavam a presença dos rinocerontes-negros, a dupla autorizava os agentes a descerem e, em fila e silêncio, a andar alguns metros para melhor observar os animais. Por uma questão de segurança, a observação ocorria a 200 metros dos rinocerontes.

O grupo do fam da Flot teve sorte: os agentes viram três animais em duas observações: um sozinho e uma dupla. Mesmo a 200 metros de distância, foi possível vê-los plenamente.

Tudo foi realizado com segurança e profissionalismo, e a iniciativa recebeu os elogios do diretor da Flot, Eduardo Barbosa. Ao final, Pelé e Joel foram aplaudidos por todos os presentes.

Site inspection: três modos de hospedagem

Depois de um período livre no hotel, o grupo da Flot realizou o site inspection na propriedade. O Palmwag integra a Gondwana Collection, rede hoteleira administrada pelo grupo de turismo namíbio.

Os agentes foram guiados pelo assistente da gerência geral, Israel Thele, e por Jens Viëtor, da Gondwana.

Os parceiros da Flot conheceram todos os modos de se hospedar no empreendimento: lodges e camping.

Camping em dois formatos: espaço para carro e barraca, trazida pelo hóspede, com infraestrutura privativa de alvenaria de banheiro e cozinha, com área coberta; e barracas fixas, do hotel, com camas e banheiros dentro, área coberta e cozinha.

Há ainda um mini mercado com diversos itens de alimentos e bebidas e outros produtos necessários para quem acampa.

Demais áreas públicas, como as duas piscinas, os dois restaurantes, a loja e a recepção, já eram de conhecimento do grupo.

Logo após, Israel Thele recebeu, em nome do Palmwag, o troféu de parceiro do famtour da Flot das mãos de Eduardo Barbosa.

O dia terminou com uma happy hour em torno de uma fogueira e o jantar.


Mais estrada

Amanhã (terça, 25), o grupo pega o ônibus novamente para uma longa viagem, que pode durar até 500 quilômetros e levar seis ou mais horas – dependendo da rota e das condições das estradas. O destino é o Parque Nacional Etosha, no extremo Norte do país e não distante da fronteira com Angola.

A PANROTAS viaja a convite da Flot Viagens, voando South African Airways (SAA) com seguro de viagem GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16094 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS